VIDA PESSOAL DE AUGUSTIN LOUIS CAUCHY
Pesquisas Acadêmicas: VIDA PESSOAL DE AUGUSTIN LOUIS CAUCHY. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mmachado • 29/9/2014 • 417 Palavras (2 Páginas) • 929 Visualizações
ATIVIDADE DISCIPLINAR 1 (ATD 1)
VIDA PESSOAL DE AUGUSTIN LOUIS CAUCHY
Augustin Louis Cauchy nasceu em Paris em 1789 no ano da revolução francesa no dia 21 de agosto e faleceu em 23 de maio de 1857. Ele era o filho mais velho de uma família de seis irmãos, 04 mulheres e 02 homens. Passou sua infância no período mais sangrento da revolução. As escolas foram fechadas e para escapar do perigo, seu pai mudou para o campo na vila de Arcueil, onde sobreviviam das poucas frutas e vegetais que eles colhiam. Laplace e Lagrange que eram amigos do pai, reparam no talento matemático do pequeno Cauchy e ajudaram em sua formação matemática. Talvez seja por isso que Cauchy teve sua debilidade durante toda a sua vida.
Em 1807, ele entra na Escola de Engenharia Civil, tornando-se o melhor aluno. Em 1816, com a idade de 27 anos já se tinha elevado para o primeiro escalão dos grandes matemáticos e ganhou o Grande Prêmio oferecido pela Academia para a teoria da propagação de ondas na superfície de fluidos pesados, com profundidade indefinida - as ondas oceânicas estavam bastante perto deste tipo de interesse matemático. Este trabalho, quando foi finalmente publicado, tinha 500 páginas.
No ano anterior, ele chamou a atenção do mundo dos matemáticos ao provar um dos grandes teoremas que Fermat tinha deixado à posteridade: todo número inteiro positivo é a soma de três números triangulares, quatro quadrados, cinco números pentagonais, etc.
Fez contribuições substanciais à Teoria dos Números, determinantes e pode ser considerado o pai da moderna Teoria dos Grupos. Ocupou-se também a diversos assuntos relacionados com a Astronomia, Mecânica, Óptica e Teoria da Elasticidade.
Em Análise Infinitesimal, criou a noção moderna de continuidade, forneceu um tratamento rigoroso de limites, derivadas, integrais e séries infinitas. Vários testes básicos de convergência de séries são associados a seu nome. Ele também obteve a primeira prova de existência de soluções de equações diferenciais, deu a primeira prova da convergência de séries de Taylor e foi o primeiro matemático a perceber a necessidade de ser cauteloso sobre a convergência de séries de Fourier.
Cauchy morreu inesperadamente aos 67 anos. Havia ido para o campo esperando melhorar seu problema de bronquite, lá foi tomado por uma febre fatal. Algumas horas antes havia tido uma conversa com o arcebispo de Paris sobre caridade, um de seus interesses na vida. Suas últimas palavras foram dirigidas ao arcebispo "O homem morre, mas sua obra permanece".
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SIMMONS, George B. Cálculo com Geometria Analítica Vol. 1. Ed. Makron Books, 1987.
...