VISITA A CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
Exames: VISITA A CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alecarrara • 24/11/2014 • 497 Palavras (2 Páginas) • 2.238 Visualizações
Visita realizada na Central de Material e Esterilização (CME), em Hospital no dia 13/11/2014, 13h 30min às 15h 30min.
A Central de Material e Esterilização (CME) é uma unidade de apoio técnico, a qual se propõe a prestar um serviço, que possam assegurar o controle, o preparo e esterilização de artigo médico hospitalar e, assim como a distribuição de material estéril para todo o hospital, garantindo a qualidade e contribuindo para a prevenção e controle da infecção hospitalar.
Sua visão consiste em prestar um serviço com maior nível de segurança no processamento dos artigos médicos hospitalares, garantindo a qualidade e proporcionando condições seguras de assistência de paciente com a missão de fornecer materiais desinfectados e esterilizados, contribuindo para a prevenção e controle da infecção hospitalar.
Estrutura Física
A (CME) localiza-se ao lado do Centro Cirúrgico, verificou-se, que existem no CME desta Instituição 05 (cinco) salas, ao qual são distribuídas da seguinte forma: 02 (dois) expurgos, 01 (uma) sala de montagem de material, 01 (uma) sala com duas autoclaves, 01 (uma) sala de estoque com material estéril.
O (CME), realiza esterilização em todo material hospitalar, materiais cirúrgicos e do Pronto Atendimento, que é anexo ao hospital.
Os materiais para desinfecção são: Icazyme 4EP, Icafem (usados mais em comadres, paredes, chão).
O material chega no primeiro expurgo, onde é realizada a retirada do material biológico bruto, em água corrente, depois é colocado no sabão desincrostante, adiciona (1 colher de chá para 1 litro de água), durante 15 minutos, depois escova todo o material, e em seguida é realizada a desinfecção, na solução Icazyme 4EP durante 5 minutos, em (4 ml para cada 1 litro de água), após enxaguar e secar, vai para a sala de montagem, para ser realizada a revisão e preparação para autoclavar.
A entrada e saída de material é dada, por meio de uma ficha de controle. O modo de acondicionamento, é realizado em prateleiras em aço inox gradeadas, aos quais, os materiais são distribuídos da sala de estoque, para os pontos de uso.
O fluxo de pessoal é composto por uma equipe, com dois profissionais habilitados na área, ao qual um é diarista e o outro, um plantonista.
Todos os componentes da equipe fazem todo o serviço, inclusive a limpeza do CME.
O CME possui dois enfermeiros responsáveis.
Quando o profissional sai do expurgo, para a montagem dos materiais, é realizada a troca de roupa, por uma estéril.
Conclusão
A Central de Materiais Esterilização é de fundamental importância para o funcionamento de unidades hospitalares, ambulatórios e clínicas. Seu funcionamento envolve um gama de processo onde a organização, comprometimento e controle de qualidade são fundamentais, para que matérias estejam livres de microrganismos.
Este trabalho descreve a CME em sua estrutura física, descrição de áreas, fluxos de materiais, métodos de esterilização, equipamentos, e controle de qualidade, visando oferecer uma visão geral
...