Central De Material E Esterilização
Trabalho Universitário: Central De Material E Esterilização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Charlles6a1o • 18/9/2014 • 685 Palavras (3 Páginas) • 1.961 Visualizações
PROCEDIMENTO CME
NÚMERO: SQ3900Q....
DATA DE IMPLANTAÇÃO: 27/08/2014
TÍTULO:
RECEBIMENTO, PROCESSAMENTO E DESCARTE DE EXPLANTES CIRÚRGICOS NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO.
ITEM MANUAL DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR
ÁREAS DE APLICAÇÃO: HOUNICIR/CME (Gerência; CME)
ELABORAÇÃO:
APROVAÇÃO: Chapa: ux09047 e UX08927 Nome: Carmem Célia Negreli Feliciano e Adir de Paula Lima
ÍNDICE
ITEM DESCRIÇÃO PÁGINA
1
2
3
4
5
6
1. INTRODUÇÃO
O tratamento dos explantes cirúrgicos sempre foi alvo de discursões no meio hospitalar, sendo tratado toda vida como apenas um lixo metálico, e seu descarte sendo realizado das mais variadas formas.
Para padronizar o tratamento com explantes cirúrgicos nas instituições de saúde a normativa RDC 15 de 15 de março de 2012 determina que;
No CME Classe II, os produtos para saúde oriundos de explantes devem ser submetidos ao processo de limpeza, seguida de esterilização.
Após o processo de esterilização, estes explantes podem ser considerados como resíduos sem risco biológico, químico ou radiológico e devem ficar sob guarda temporária em setor a ser designado pelo Comitê de Processamento de Produtos para Saúde ou do Responsável Legal pela empresa processadora.
Os explantes tratados e o instrumental cirúrgico considerado inservível podem ser encaminhados para reciclagem, desde que a empresa que recebe o material seja licenciada para proceder à reciclagem destes materiais e o serviço de saúde mantenha registro dos itens que foram encaminhados à empresa.
Ainda determina em paragrafo único que;
É proibida a entrega deste material às cooperativas de catadores ou empresas que recolhem materiais inservíveis denominadas de "ferro velho".
O material explantado poderá ser entregue ao paciente mediante solicitação formal.
A entrega dos explantes deverá ser precedida de assinatura de termo de recebimento e responsabilidade e a embalagem de esterilização deverá ser rompida e retida antes da entrega.
2. OBJETIVO
Padronizar condutas para recebimento, limpeza, esterilização e descarte dos explantes na Central de Material e Esterilização.
3. APLICAÇÃO
Este procedimento aplica-se à Central de Material e Esterilização.
4. CONSIDERAÇÕES GERAIS
Considera se explantes cirúrgicos toda órtese ou prótese que teve contato invasivo com o paciente e foi retirada do mesmo.
Tipos de explantes cirúrgicos: Placa, Haste, Parafuso, arruela, Cabos, Prótese total de quadril e joelho, fixador externo e Fio liso kirchiner e Steiman.
Todo e Qualquer explante cirúrgico deve ser entregue na área de recepção e limpeza da CME, este material contaminado deverá ser encaminhado para este setor de acordo com o procedimento SQ3900Q8PR0711- Encaminhamento de Artigos
...