VOLEIBOL: REALIDADE E POSSIBILIDADE
Por: Pedro Vasques • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.049 Palavras (5 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1]
PEDRO AUGUSTO MARCELUS VASQUES – RA: 1089289
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: VOLEIBOL
- Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Voleibol como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Poliana Benevides de Oliveira.
“VOLEIBOL: REALIDADE E POSSIBILIDADE”
Caraguatatuba
2015
Professora entrevistada :
Silvia Patricia da Silva.
41 anos.
Superior completo Educação física e Pedagogia.
Docente a 18 anos.
Fundamental I, II e Ensino Médio.
Etapa I: entrevista com professor.
1- Qual o tempo destinado ao desenvolvimento do Voleibol em suas aulas?
R: Na introdução ensinando regras 3 a 4 aulas, depois numa partida comum entre roda de conversa e alongamento 2 aulas.
2- Como você desenvolve o conteúdo Voleibol em suas aulas?
R: A partir do planejamento escolar, bimestralmente, como parte da interação social, e o desenvolvimento de capacidades físicas.
3- Quais as principais dificuldades para desenvolver o Voleibol no contexto escolar?
R: O desinteresse por parte dos alunos.
4- Quais as maiores facilidades para desenvolver o Voleibol no contexto escolar?
R: O que diz respeito ao currículo sobre habilidades e competências, o voleibol me abre um leque pra esse desenvolvimento.
5- Quais são os critérios avaliativos utilizados para apreender o desenvolvimento do processo educativo dos educandos nas aulas de Voleibol?
R: Ter um olhar que o objetivo é educar e não treinar competidores, ajudar no processo de desenvolvimento do ser humano.
Analise crítica das respostas:
A cultura corporal e esportiva que esta em ascensão desde as ultimas décadas do século passado de maneira mais ampla denominada, ´´cultura de movimento``, é um dos fenômenos mais importantes no meio de comunicação de massa e na economia mundial, divulgadas para o grande publico, vendendo imagens de beleza e saúde, cabe ao educando direcionar o estudo na direção certa. Dentre os vários esportes o voleibol oferece varias vantagens, pois pode melhorar o relacionamento entre colegas, desenvolver várias capacidades físicas dos praticantes.
Os PCNs indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de: Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício dos direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas; Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e no Brasil, o Voleibol é o segundo esporte coletivo mais praticado no país.
A professora entrevistada usa o presente esporte seguindo o currículo e o planejamento escolar em acordo com os PCNs.
Aula I
- Público-alvo: Ensino fundamental I
- Conteúdo: Fundamentos básicos do voleibol (saque, manchete etc.).
- Objetivo: Reconhecer habilidades e dificuldades em si e nos colegas.
- Desenvolvimento: (3 aulas) 1- Sondagem pra saber o nível do conhecimento dos alunos sobre o Voleibol. Nesse primeiro momento o professor ensina movimentos básicos do Voleibol, através de vídeos. Realizará um aquecimento para se evitar lesões. 2- Divide a turma em duas metades, uma turma saca e a outra recebe, não é necessário passar a bola para o outro colega, apenas receber o saque. Durante a atividade, o professor irá invertendo as posições para que todos possam realizar as tarefas por igual, também irá adicionando novos fundamentos, (passe, levantada, ataque, defesa e tec.). Durante as atividades o professor, juntamente com os alunos, poderá identificar posicionamento em quadra e assim simular uma partida de Voleibol. Metade da turma formará equipes, outra metade assiste á partida analisando e anotando erros e acertos, terminada a partida inverter as posições. 3- Finalizar com o preenchimento de uma tabela confeccionada pelos alunos, segundo critérios e necessidades diagnosticados por eles mesmos ao longo da partida.
...