Valvulas
Projeto de pesquisa: Valvulas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raphaela97 • 11/11/2014 • Projeto de pesquisa • 732 Palavras (3 Páginas) • 330 Visualizações
Introdução
Atualmente a própria indústria busca a realização de atividades de uma forma mais rápida, mais dinâmica e automatizada. Para atender a essa necessidade a engenharia teve que criar alguns mecanismos que objetivassem e não interferissem nesse processo.
As principais funções das válvulas são: controlar fluxos de fluidos, controlar pressões, estancar vazões e também direcionar.
Em qualquer instalação deve haver sempre o menor número possível de válvulas, compatível com o funcionamento da mesma, porque as válvulas são peças caras, onde sempre há possibilidade de vazamentos (em juntas, gaxetas, etc.) e que introduzem perdas de carga, às vezes de grande valor.
As válvulas são, entretanto peças indispensáveis, sem as quais as tubulações seriam inteiramente inúteis.
Válvulas
São os principais acessórios de uma tubulação, sem elas as tubulações perderiam, quase que totalmente, seu propósito. Elas podem estabelecer controlar ou reter o fluxo de um determinado fluido.
Devemos, sempre que possível, evitar a utilização exagerada destes acessórios, pois são caros, podem gerar vazamentos e perdas de carga.
Por definição, uma válvula é um acessório destinado a bloquear, restabelecer, controlar ou interromper o fluxo de uma tubulação. As válvulas de hoje podem, além de controlar o fluxo, controlar o nível, o volume, a pressão, a temperatura e a direção dos líquidos e gases nas tubulações. Essas válvulas, por meio da automação, podem ligar e desligar, regular, modular ou isolar.
As válvulas representam, em média, cerca de 8% do custo total de uma instalação de processamento. A localização das válvulas deve ser estudada com cuidado, para que a manobra e a manutenção das mesmas sejam fáceis, e para que as válvulas possam ser realmente úteis.
Válvulas de gaveta (gate valves).
Em quaisquer diâmetros, para todos os serviços de bloqueio em linhas de água, óleos e líquidos em geral, desde que não sejam muito corrosivos, nem deixem muitos sedimentos ou tenham grande quantidade de sólidos em suspensão.
Em diâmetros acima de 8” para bloqueio em linhas de vapor.
Em diâmetros acima de 2” para bloqueio em linhas de ar.
São usadas para quaisquer pressões e temperaturas. Não são adequadas paravelocidades de escoamento muito altas. O fechamento nessas válvulas é feito pelo movimento de uma peça chamada de gaveta, que se desloca paralelamente ao orifício da válvula, e perpendicularmente ao sentido geral de escoamento do fluido. Quando totalmente aberto a perda de carga causada é muito pequena. Só devem trabalhar completamente abertas ou completamente fechadas. Quando parcialmente abertas, causam perdas de carga elevadas e também laminagem da veia fluida, acompanhada muitas vezes de cavitação e violenta corrosão e erosão.
São sempre de fechamento lento, sendo impossível fechá-las instantaneamente: o tempo necessário para o fechamento será tanto maior quanto maior for a válvula. Essa é uma grande vantagem das válvulas de gaveta, porque assim controla-se o efeito
...