Vantagens e riscos de se abrir uma franquia
Relatório de pesquisa: Vantagens e riscos de se abrir uma franquia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sirlenejs • 6/4/2014 • Relatório de pesquisa • 2.590 Palavras (11 Páginas) • 494 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDADE UNIBAN ABC
GESTÃO DE COMÉRCIO E GESTÃO FINANCEIRA
PROINTER – PROF. MÁRCIA TORRES
THALITA ALVARES SILVA – RA 6814005129
SIRLENE DE FÁTIMA BRANDÃO – RA 6814004925
ROSANGELA RAMOS – RA 6622343760
VANCILEIDE DA SILVA BRITO – RA
KAIQUE CAMPOS – RA 6814008302
WALLACE FERREIRA – RA 6814015544
SUCESSO EM FRANQUIAS
VOLUME: 1
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDADE UNIBAN ABC
GESTÃO DE COMÉRCIO E GESTÃO FINANCEIRA
PROINTER – PROF. MÁRCIA TORRES
THALITA ALVARES SILVA – RA 6814005129
SIRLENE DE FÁTIMA BRANDÃO – RA 6814004925
ROSANGELA RAMOS – RA 6622343760
VANCILEIDE DA SILVA BRITO – RA
KAIQUE CAMPOS – RA 6814008302
WALLACE FERREIRA – RA 6814015544
SUCESSO EM FRANQUIAS
Trabalho interdisciplinar
apresentado à Instituição de Ensino AnhangueraUniban ABC
para Prof. Márcia Torres.
VOLUME: 1
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
Introdução
Hoje em dia é comum ver pessoas fazendo de tudo para poder investir em diversos setores que podem render mais do que um simples emprego.
Abrir uma franquia já conhecida no Brasil e no mundo são investimentos que por hora rendem um bom salário no final do mês.
Independente de qual marca ou segmento, o importante é saber do seu comprometimento muito grande com tudo que será colocado neste jogo, ou seja, seu dinheiro e seu investimento.
Quando você quer abrir seu próprio negócio, é certo que você terá que entender bem que os lucros para você serão maiores do que o de seus funcionários.
Abrir uma franquia é uma das formas de começar a empreender.
O sonho de ter um negócio próprio começa com a abertura de uma franquia. O interesse por um investimento seguro é o que move os potenciais empreendedores, já que a nova empresa já nasce podendo comercializar uma marca ou produto já conhecido no mercado e aceito pelo público.
É importante, segundo o consultor Aristides Newton, que o novo empresário tenha espiríto de equipe saiba dividir o sucesso, resultado de parceria. Pessoas com perfis centralizados demais, podem ter dificuldades para encarar o negócio que já surge com normas e regras determinadas pelo franqueador.
A primeira atitude de quem pensa em abrir uma franquia é não optar pelo ramo que lhe parece mais rendoso e sim pelo qual se tem uma certa empatia, ou seja, se você adora o ramo de alimentação, não vale a pena abrir uma franquia de produtos de beleza.
O segundo passo é buscar informações acerca da marca ou produto a ser comercializado.
Segundo o Sebrae, 15% de franquias fecham em até cinco anos após a inauguração, contra 80% das empresas normais, uma estatística que incentiva o interesse pelo negócio.
Abrir uma franquia é o sonho de muitos empresários brasileiros, pois nada melhor do que lançar-se num negócio próprio com a força de uma marca já consagrada. Engana´-se quem pensa, no entanto, que abrir uma franquia é garantia de sucesso. É preciso muita dedicação e empenho para não correr o risco de perder, muitas vezes, a economia de uma vida toda de trabalho, segundo o consultor “ Wagner D’Almeida, da Global Franchise.“
Franquia na verdade é um acordo contratual entre franqueadora e o franqueado, onde o franqueador oferece o uso de uma marca reconhecida, transfere seu conhecimento (knowhow) já testado em unidade própria, concede o direito de distribuição exclusiva de produtos e serviços, e mantém atenção permanente ao negócio do parceiro por meio de atendimento, acompanhamento da gestão, comercialização e operação do negócio.
Segundo o consultor muitos candidatos a franqueado carregam mitos, e acham que todas as franquias são iguais, e que ao abrir uma franquia, ficarão ricos, pois pensam que basta abrir a porta e a fila de clientela estará lá.
D’almeida dá dez dicas para que o franqueador seja bem sucedido em seu novo investimento:
1. Identificar-se com o tipo de negócio
2. Investir até 70% do seu capital disponível
3. Checar as franquias existentes no tipo de negócio que você se identifica
4. Conversar com o franqueador e saber qual proposta da franquia e os diferenciais em relação às concorrentes
5. Ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia
6. Submeter o Contrato de Franquia à apreciação de um advogado
7. Conversar com os franqueados e checar os resultados que cada um está obtendo e o nível de satisfação com o franqueador
8. Conversar com ex-franqueados
9. Solicitar
...