Variações econômicas
Resenha: Variações econômicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jonathan1993 • 21/5/2014 • Resenha • 523 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
Resumo:
Ao longo do tempo o mercado teve que se globalizar, ultrapassar as fronteiras e abrir novas oportunidades fora do país. No mundo de hoje mesmo as pequenas empresas precisam buscar recursos fora do seu país de origem para poder realizar e aumentar seus negócios, afinal a concorrência não esta só na sua cidade ou estado, está ate em outros países. Dessa maneira as exportações e importações vêm crescendo no mercado internacional.
Desenvolvimento:
A partir do crescimento das exportações e importações os países precisam criar algumas leis para que facilitem a entrada de mercadoria no país e que diminuam as barreiras como os impostos. Mesmo assim com o crescimento das exportações e importações trouxe também as consequências positivas e negativas devido a tanta concorrência no cenário competitivo, isso ressalta as diferenças entre os países, como por exemplo mão de obra da China que é muito barata, e isso faz dela um país com uma vantagem competitiva na produção de produtos.
O crescimento do mercado no mundo e suas vantagens comparativas interfere na competitividade de cada nação, sendo assim as empresas nacionais estão preferindo importar a matéria prima e deixando de produzir o produto para poder competir no mercado de fora, com isso o desemprego em alguns país acaba crescendo, privilegiando o produto estrangeiro e desvalorizando o produto nacional.
Devida a alta concorrência no mercado nacional e internacional as empresas tiveram que utilizar uma nova ferramenta para expor seu produto e ai que entra o Marketing. Com o Marketing as empresas começaram a mostrar seu produto no mercado externo e procurar novas possibilidades em diferentes culturas existentes.
As variações econômicas como taxa de juros, taxa de cambio, inflação entre outras, isso interfere diretamente na competitividade das empresas. Por isso e fundamental uma analise dessas variáveis para garantir a seleção dos melhores mercados em potencial.
As empresas tiveram que abrir sua mente e assim entrar de vez no mercado Internacional deixando o cenário muito mais competitivo e abrindo novas oportunidades não só no mercado nacional mais Internacional também, onde podemos vender o produto em cada canto do mundo, sendo assim as empressa tiveram que pensar mais na exportação e na importação. E assim as empresas tem como concorrente não só as empresas nacionais mas tambem as internacionais. Tendo que conviver e combater com a alta do chineses e sua mao de obra barata, e batalhar para fazer uma exportação por causa das leis de cada pais por exemplo.
Conclusão:
A partir do momento em que uma empresa vende seus produtos no exterior, ela passa a atuar no campo do marketing internacional. Os fundamentos são os mesmos do marketing em geral, mas as estratégias adotadas devem ser diferentes das definidas para o mercado nacional.
As ferramentas do marketing internacional podem ajudar as empresas a planejar e gerenciar suas atividades visando satisfazer as necessidades
...