As várias abordagens à contabilidade
Artigo: As várias abordagens à contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielvps • 20/9/2013 • Artigo • 388 Palavras (2 Páginas) • 672 Visualizações
AS VÁRIAS ABORDAGENS À CONTABILIDADE
A primeira é a abordagem ética da Contabilidade permanece quase que como um santuário de propósitos, de comportar-se com justiça e retidão, de não prejudicar ninguém. A Abordagem Fiscal trata-se da veracidade das informações contidas nas demonstrações contábeis. Abordagem Macroeconômica, essa abordagem, se utilizada, subjuga os critérios de apropriação contábil, principalmente no que se refere à utilização dos provisionamentos, dedutibilidade ou não de gastos para efeitos tributários, depreciação. Procurando apurar o resultado econômico mais correto possível. Abordagem Social e Institucional A contabilidade, nesta abordagem, é julgada por seus efeitos no campo social. É uma abordagem que visa que os procedimentos contábeis e os relatórios emanados da Contabilidade deveriam atender a finalidades sociais mais amplas, inclusive relatar adequadamente ao público, informações sobre a amplitude e a utilização dos poderes das grandes empresas. Abrange a dimensão ecológica e ambiental.
As abordagens Normativas e Positiva densidade e abrangência que, efetivamente, ganham estatus de teoria. A teoria normativa, apoiada, preferencialmente, no método dedutivo, faz hipóteses sobre o universo contábil e deriva prescrições de como a Contabilidade deveria proceder para maximizar a utilidade da informação para os variados tipos de usuários.
O modelo contábil trata, preferencialmente, de transações realizadas e seu efeito no patrimônio, o valor de transação tem sido o paradigma central para a mensuração. Talvez se não tivesse sido inventado o método das partidas dobradas a Contabilidade, com dificuldades enormes, tivesse continuado a ser apenas o levantamento periódico de inventários de bens, direitos e obrigações (balanços patrimoniais), a avaliação dos elementos patrimoniais teria sido, desde o início, a valores de mercado, atuais, pelo menos na data de cada avaliação. O mais importante, mesmo nesse exercício teórico, é buscar os pontos de convergência, sempre se privilegiando o usuário da informação contábil.
É confortante poder expressar as dimensões atuais da Contabilidade como uma forma eficaz de avaliação de desempenho econômico e financeiro (e social) de entidades e gestores; como insumo essencial para a tomada de decisões econômica- financeiras; como instrumento de accountability eficiente de qualquer gestor de recursos perante a sociedade. Isso é um fato.
Acredita-se que a Contabilidade possa evoluir muito mais, mas a dimensão e a direção dessa evolução dependem de muitos fatores institucionais, econômicos e sociais. Querer, assim, prognosticar o que a Contabilidade possa vir a ser é querer prever o que a sociedade humana será no futuro.
...