Velocidade média
Pesquisas Acadêmicas: Velocidade média. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tstrusso • 25/10/2013 • 858 Palavras (4 Páginas) • 408 Visualizações
Física Experimental I
Aproximação do movimento de queda livre
a partir de um movimento de queda livre real
Discente: Adenilson Cardoso Pimenta
Matrícula: 2013.01178501
2º Semestre / 2013
SUMÁRIO
1 - Introdução teórica
2 - Objetivo
3 - Procedimentos experimentais
4 - Resultados obtidos
5 - Discussão
6 - Conclusão
7 - Bibliografia
1 - Introdução teórica:
Nesta experiência será estudado o conceito da Velocidade média: Vm = S/ T =
Sf - Si / Tf - Ti que é a variação do espaço (posição final menos a posição inicial) sobre o intervalo de tempo, que corresponde ao tempo transcorrido entre o instante final e o instante inicial do movimento, de forma geral, é a duração de um evento. Velocidade Média é a grandeza física que mede a rapidez com que a posição de um móvel se modifica com o tempo.
O método consiste em monitorar os tempos de quedas de uma esfera de aço, desprendida de uma altura estabelecida, que neste caso será considerado como distância, sendo o valor utilizado: 200 mm. Ao abandonarmos um corpo de certa altura, podemos notar que sua velocidade aumenta em função do tempo. Considerando o valor de 200 mm como distância percorrida sobre os intervalos de tempos, obteremos a velocidade média em metros por segundo para cada tempo encontrado.
2 - Objetivo:
O experimento tem como finalidade o estudo do movimento de um corpo em queda livre real, percebendo seus intervalos de tempo, associado ao conceito de velocidade média. Utilizando um método automatizado será medido o tempo de queda livre de uma esfera de aço que cai de uma determinada altura.
3 - Procedimentos experimentais:
O método desenvolvido nessa experiência permite o lançamento remoto da esfera de aço e a obtenção automática dos tempos de queda livre da mesma.
Foram utilizados no experimento os seguintes aparelhos: Multicronômetro digital (1) e Painel para queda de corpos (2), conforme ilustram as imagens abaixo:
Tendo o aparato experimental montado e estabelecida a altura de 200 mm, foi iniciada a atividade, com o ajuste do multicronômetro digital no seguinte esquema sequencial - IDIOMA: PORT - FUNÇÃO: F2 - DIST: SIM - 200mm. Em seguida, para obter os resultados devemos: Manter pressionado o botão de acionamento (imagem 1) do eletroímã e levar a esfera de aço até o eletroímã, que permanecerá fixada pela sua atração. (O eletroímã está localizado no Painel para queda de corpos - imagem 2). Após, soltar a esfera de aço liberando o botão de acionamento. O multicronômetro digital informará o tempo em segundos.
...