Verificar Como O Indicador De PH
Dissertações: Verificar Como O Indicador De PH. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: joane20 • 26/2/2014 • 852 Palavras (4 Páginas) • 542 Visualizações
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
CETEC- Centro de Ciências Exatas e tecnológicas
Cet066- Química Geral
Turma- P05
Docente- Fabio Dias
Experimentos realizados no dia 04 de março de 2013
Cruz das Almas/BA
Fevereiro/2013
Introdução
Através deste experimento será possível compreender sobre os ácidos e as bases.
Função química é um conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes. Dentre as principais funções estão os ácidos e bases.
Antes da formalização do conceito ácidos e bases.
Ácidos eram caracterizados como: Substâncias que tem sabor azedo Conduzem corrente elétrica Quando adicionados ao mármore e a outros carbonatos, produzir efervescência, com liberação de gás carbônico e Bases eram caracterizados como: Possuir sabor adstringente, ou seja amarrar a boca
Tornar a pele lisa e escorregadia Conduzir corrente elétrica. A formalização dos conceitos de ácido e base foi realizada por 3 teorias:
A primeira delas foi desenvolvida por Arrhenius em 1887 para explicar a condutividade elétrica de certas soluções, definiu ácidos e bases assim:
"Ácido é toda substância que em solução aquosa se dissocia fornecendo íons H+, como único tipo de cátion."
HCl H+ + Cl–
"Base é toda substância que , dissolvida em água, se dissocia, fornecendo íons hidróxido como único tipo de ânion."
NaOH Na+ +OH –
Observações:
Os ácidos são compostos moleculares. Só conduzem a eletricidade em solução , pois há dissociação, formando íons. Quando puros não conduzem a eletricidade. As bases são compostos iônicos, pois temos metal ligado ao oxigênio Me+(OH) –
No estado sólido não conduzem a eletricidade, pois os íons estão presos. No estado fundido e em solução aquosa conduzem a corrente ,pois os íons estão libertos. Entretanto, atualmente sabemos que um próton simples não existe em soluções aquosas. Um próton em solução aquosa se hidrata, forma cátion hidrônio: H3O+
A teoria de Bronsted – Lowry
Bronsted e Lowry em 1923, propuseram uma teoria mais ampla , válida para todos os meios ( meio alcóolico, meio aquoso, etc.)
Ácido= qualquer espécie química que doa prótons.
Base= qualquer espécie química que aceita prótons.
HBr + HOH H3O+ + Br –
Ácido Base
Outro exemplo:
O que o íon amônio pode ser pela teoria de Bronsted – Lowry
NH4 + NH3 + H+
O íon amônio pode ceder prótons funcionando como ácido de Bronsted- Lowry e não pode ser base de Bronsted, pois não pode ganhar prótons.
A teoria de Lewis
Lewis em 1923, apresentou uma definição eletrônica de ácido e base, ele se baseou no conceito de base de Bronsted, que é a espécie que recebe próton, assim para receber próton, a base deve fornecer um par de elétrons para a ligação.
Ácido: toda espécie química que recebe par de elétrons.
Base: toda espécie química que doa par de elétrons.
Exemplo:
:NH3 + HOH [ H3N:H ] + + OH –
Base ácido NH 4+
O NH3 é uma base porque recebeu um próton H+ da água.
A água é um ácido porque cedeu um próton ao NH3.
Este experimento também tratará sobre os reagentes também chamados de indicador de pH ou indicadores de neutralização, os indicadores de ácido-base são usualmente, compostos orgânicos de elevado peso molecular, que se comportam em soluções aquosas como ácidos fracos (indicadores ácidos), ou base fracas (indicadores básicos), e mudam gradualmente de coloração.
Objetivos
O desígnio deste experimento é aprender através da prática o uso de matérias de laboratório como peras, pipetas, erlenmeyer, bureta, entre outras vidrarias, bem como o manuseio de substâncias químicas, neste caso o NaOh e o HCl.
Outro objetivo deste experimento é verificar como o indicador de pH (o tipo usado nesta experiência foi a (fenolftaleína) age de acordo com a quantidade de base e de ácido.
...