Vida E Obra De Enrique Iglesias
Trabalho Universitário: Vida E Obra De Enrique Iglesias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlos07 • 8/9/2014 • 517 Palavras (3 Páginas) • 691 Visualizações
Enrique Miguel Iglesias Preysler nasceu no dia 8 de Maio de 1975 em Madrid, Espanha. Filho de Julio Iglesias de la Cueva e de Isabel Preysler Arrastria. Aos sete anos, vai viver em Miami, onde estuda, aproveitando o melhor das culturas americana, européia e hispânica, fornecendo-lhe cada uma delas as suas respectivas influências musicais.
A carreira de Iglesias começou em 1995 na Fonovisa Records, quando Enrique tinha 19 anos. Ele se tornou um dos mais populares artistas da América Latina e no mercado latino dos Estados Unidos, vendendo mais álbuns latinos do que qualquer outro artista do período. Recebendo assim o título de Príncipe do Pop Latino pela Calçada da Fama de Hollywood onde foi agraciado com uma estrela em 2008.
Edita o seu primeiro álbum homónimo aos 20 anos (disco esse, preparado em segredo desde os 16 anos). Nos primeiros três meses, após a edição do disco são vendidos um milhão de cópias, e Enrique alcança mesmo o seu primeiro Disco de Ouro em Portugal (apenas três semanas após a sua edição). "Enrique Iglesias" alcança a marca dos 5,8 milhões de vendas e o sucesso repete-se com o seu segundo trabalho, "Vivir", editado em 1997, que vende mais de cinco milhões de cópias em todo o mundo.
Nos EUA, alcança dois Discos de Platina, referentes a vendas superiores a dois milhões de cópias dos seus dois primeiros álbuns. Nove das suas canções chegaram ao número um em rádios de 19 países nas Américas, Europa e Ásia, provando a consistência da sua carreira internacional.
Enrique gravou em três línguas (espanhol, italiano e português) e planeia também gravar um álbum em inglês, a sua segunda língua, isto após ter já experimentado o inglês em alguns temas pontuais.
Em 1997, iniciou a sua primeira digressão mundial, que incluiu 78 concertos em 13 países, que foram vistos por mais de 720 mil pessoas. O evento foi bem recebido pela crítica e foi considerado o maior jamais realizado por um músico latino.
A sua lista de prémios é já considerável e inclui 116 Discos de Platina, 227 de Ouro, 26 prémios internacionais, incluindo um Grammy na categoria de Melhor Artista Latino, em 1996, um disco considerado Álbum do Ano pela revista Billboard, ou um World Music Award para Melhor Artista Latino, entre muitas outras distinções.
Em 1998 edita "Cosas Del Amor" e, em 1999, segue-se "Enrique", um disco mais dance-pop e mainstream que os anteriores, que inclui hits como "Rythm Divine" e "Be With You".
Em 2001, o músico desviou-se um pouco a sua linha sonora habitualmente preenchida por baladas, para dar lugar a sonoridas mais próximas do rock, e chamou à experiência "Escape".Os álbuns seguintes, "7" (2003) e "Insomniac" (2007), têm ajudado a enriquecer a fortuna do cantor espanhol.
Enrique Iglesias é considerado o artista latino com maior número de discos vendidos de sempre. Em três anos, o cantor vendeu mais de 10 milhões de exemplares com os seus dois primeiros álbuns ("Enrique Iglesias" e "Vivir"). Enrique venceu ainda um Grammy na categoria de Melhor Artista Pop Latino, tornando-se mais impressionante fenômeno hispânico dos últimos 25 anos, colocando-se na linha da frente das estrelas pop mundiais da atualidade.
...