Vigilância Epidemiológica
Dissertações: Vigilância Epidemiológica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daniel6009 • 26/3/2015 • 296 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
Vigilância Epidemiológica
A Vigilância Epidemiológica é definida pela lei nº 8.080/90 como "um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controledas doenças ou agravos"
Estratégias de prevenção e programas de controle específico de doenças requerem informações confiáveis sobre a situação dessas doenças ou seus antecedentes na população atendida. Sistemas de vigilância, portanto são redes de pessoas e atividades que mantêm esse processo e podem funcionar e níveis locais e internacionais.
As funções de atuação e controle da vigilância epidemiológica:
Coleta de dados
Diagnóstico de casos
Processamento de dados coletados
Análise e interpretação dos dados processados
Recomendação das medidas de controe indicadas
Retroalimentação do sistema
Avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas
Divulgação de informações pertinentes
Normatização
Por algum tempo prevaleceu a idéia de que a epidemiologia restringia-se ao estudo de epidemias de doenças transmissíveis. Hoje, é reconhecido que a epidemiologia, enquanto ciência, trata de qualquer evento relacionado à saúde (ou doença) da população.
Objetivos da Vigilância Epidemiológica
A Vigilância Epidemiológica tem como principal objetivo a obtenção contínua e oportuna de conhecimentos acerca dos componentes envolvidos com as condições de saúde e a ocorrência de doenças, visando oferecer apoio aos programas de prevenção, tanto no controle como na erradicação de doenças. E fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que tem a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis para esse fim informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam numa área geográfica ou população definida.
A epidemiologia contribui para o entendimento da saúde da população partindo do conhecimento dos fatos que a determinam e provendo, conseqüentemente, subsídios para a prevenção das doenças.
...