Violência
Relatório de pesquisa: Violência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elieze • 12/5/2014 • Relatório de pesquisa • 2.165 Palavras (9 Páginas) • 190 Visualizações
Introdução
Ao realizarmos esta atividade desenvolvemos em equipe de forma coerente, como e o que cada uma iria fazer. Assim partimos em direção das pesquisas sugeridas e a visita em instituição. Reunimos e organizamos os conteúdos necessários para que se cumprisse de maneira eficaz, considerando a exigência pré-estabelecida em cada etapa.
Abordamos o assunto sobre a prática pedagógica, desenvolvemos um projeto com as situações didáticas, visitamos uma instituição de ensino particular o que deu a oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre a profissão da qual escolhemos para exercermos futuramente. Observamos de perto o trabalho de docentes e sua didática de aplicar e ensinar utilizando de forma metodológicas tematizando na prática o conteúdo abordado.
A elaboração de cada etapa foi de certa forma essencial para alcançarmos o resultado final com uma reflexão de que nós teremos que nos transformarmos em educadores verdadeiros exemplos de criatividade, ousadia e coragem.
Etapa 1
Tema Escolhido: Violência
A escolha do tema deu-se por passarmos por uma realidade entre o medo e as dificuldades que os docentes enfrentam no seu cotidiano.
Estamos numa época de mudanças e de uma mistura de diversidade do âmbito sócio – politico – culturais e econômicos que marca todos os contextos da nossa realidade, incluído as experiências, traumas e medo que os docentes adquirem e acabam se manifestando em forma de desencanto para exercer sua profissão, esse drama é vivenciado em muitas escolas.
O nome escolhido para o projeto é Laços Apertados Contra a Violência, dados para alunos dos 5 º ano do ensino fundamental 1, na educação básica da Língua Portuguesa. O intuito é Justificar a importância do assunto abordado, pois a violência esta em toda parte independente de classe social, e este projeto é para sensibilizar todos que são afetados diretos e indiretamente na relação aluno professor, pois o que mais assusta os educadores é a violência moral desde xingamento, indisciplina até ao bullyng e mesmo os casos de violência entre os próprios alunos. E a maior ocorrência é onde o aluno sendo indisciplinado e o professor ao tentar dar uma boa aula acaba entrando em conflitos constantes, havendo então o desrespeito e prejudicando ambos os lados.
O principio do projeto é alcançar a união criando laços de respeito e reduzir o comportamento agressivo de ambos levando a reflexão moral e um manejo de relações familiares. Para isso será feito um trabalho sócio educativo, com o objetivo de combater a violência entre alunos e professores dando assistências laboratoriais oficinas, atividades esportivas, reuniões e organização de uma gestão de participativos representada pelos alunos, pais e funcionários.
Cronograma, desenvolvimento e ações:
Laços Apertados contra a Violência
Período
Descrição das Atividades
Envolvidos
Março
Abril
Maio
Junho
• Tem: Violência na escola. “Atividades: Leituras “Livros e Fábulas “Por favor”, “Alguém está vendo você” e” O menino que mentia”, entre outras – debates e confecção de uma colcha de retalhos feita por toda a turma.
• Materiais: Retalhos de tecidos, caneta para tecidos, agulhas e linhas.
Professores – alunos e pais
Agosto
Setembro
• Tema: Formas de evitar a violência no ambiente escolar. Atividades – elaboração de frases- músicas e poemas.
• Materiais: Sulfites – canetas e Vídeos com tema de violência nas escolas
Professores, alunos e pais.
Outubro
Novembro
Dezembro
• Tema: Autoestima e resgatando valores.
• Materiais: folhas sulfites- canetas coloridas Atividades: Tempestade de ideias – debates – reflexão – realização de uma revista.
• Confraternização
Professores- alunos – funcionários – pais
Etapa 2
Visitamos o Colégio São José Salesiano, onde tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a nossa futura profissão e a turma escolhida foi o 4º ano do ensino fundamental 1 ( um ) e observamos de perto a relação do educador presente na sala com as crianças desde da chega até ao termino da aula o que ocorreu de forma harmoniosa , da mesma forma foi aplicada na didática utilizada para ensinar e fazer com que a turma compreendesse o que estava explicando. Assim também fomos recebidos além da simpatia e da transparência como aplica o seu saber nos deu total atenção.
Não deixamos de observar que todo o material didático estava organizado de maneira que facilitava o aprender dos alunos, na aula de matemática, por exemplo, estavam não só brincando, mas estavam exercendo uma matéria do livro do didático no concreto e para a execução dessa aula foram disponibilizados aos alunos dinheiros e moedas de mentira e vários produtos que pudessem comprar ou vender, tais como as frutas de verdade que a professora havia solicitado que trouxessem de casa num outro momento, para que eles tivessem a oportunidade de aprender não se limitando apenas aos livros, com isso todos os alunos participaram nas atividades proposta pela educadora de forma lúdica aprendendo mais rápido e de forma divertida e que no futuro dificilmente esqueceram o que aprenderam. Mesmo diante dos conflitos na hora de fazer as escolhas de quem ia fazer o que ou qual era papel de cada um, todos foram bem explícitos
...