Violência e paz
Resenha: Violência e paz. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aledrivi • 2/9/2014 • Resenha • 457 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
Violência e Paz
Segundo Leonardo Boff, a cultura dominante se baseia e se traduz na dominação da natureza, somos herdeiros da cultura patriarcal que instaurou a dominação do homem sobre a mulher. A cultura patriarcal gestou a guerra e a competição, por isso gerou guerras econômicas, políticas, desigualdades, injustiças e violência. Os meios de comunicação existentes nos levam a todo tipo de violência, os processos de socialização não criam mediação para a cultura da paz.
Então será que uns nascem assim, com a apetência para desenvolver comportamentos agressivos e outros não? Também não faz sentido. Seria a mãe natureza assim, tão cruel? Talvez fosse mais simples resolvermos a questão dizendo, " a origem está na TV, ou nas companhias, ou uns nascem assim e outros não” Mas voltando às crianças e aos nossos filhos em particular, com os quais nos espantamos, como é que tão pequenos, já parecem saber tão bem aquilo que querem e com eles “não fazemos farinha”, porque se impõe e se for preciso fazem uma birra tal que quem acaba por ceder são os pais! Será que isto tem de ser assim? Será a criança a referência da autoridade num lar?
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, toda criança e o adolescente tem direito de ser protegido contra qualquer ato de violência, crueldade, exploração e discriminação. Uma pesquisa realizada em 2012 com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, revela dados preocupantes com relação à violência cometida contra adolescentes. A pesquisa recolheu dados sobre diversas características das agressões: violência verbal, física, simbólica, praticada por colegas de escola, por familiares e uso de armas brancas ou de fogo.
Dos estudantes pesquisados, 10,6% declararam que sofreram recentemente agressão física por adultos da família. Com relação ao envolvimento em brigas com armas, 7,3% dos estudantes se envolveram em brigas com arma branca e 6,4% com arma de fogo. As agressões verbais sofridas no ambiente escolar também foram pesquisadas, 35,4% dos alunos já se sentiram humilhados com as provocações dos colegas de escola. Já 20,8% dos alunos declararam já ter humilhado e magoado algum de seus colegas.
Boff ainda diz "o ser humano é o único ser que pode intervir nos processos da natureza, mediante processos civilizatórios utilizando a racionalidade”. A cultura da paz começa quando cultivamos a memória e a vivência da dimensão da generosidade. Cada ser humano estabelece em projeto pessoal e coletivo a paz, resultando em valores, cooperação, compaixão e amorosidade.
Então andamos insatisfeitos e infelizes em busca de um bem-estar superficial e efêmero. E as frustrações crescem e procuramos mais ainda para colmatar as lacunas, num estresse descontrolado em que existe tudo, menos calma e tranquilidade. Com este panorama das nossas vidas interiores, como não andará o exterior cheio de dores, sofrimentos, angústias e desesperos.
...