TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visibilidade da profissão de enfermeiro: reconhecimento de conquistas e lacunas

Artigo: Visibilidade da profissão de enfermeiro: reconhecimento de conquistas e lacunas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  Artigo  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 4

A visibilidade da profissão de enfermeiro: reconhecendo conquistas e lacunas.

No séc. XX, um grande teórico economista, definiu a função do empreendedor, que é inovar novas combinações, novos métodos, fazer coisas que não são geralmente feita em vias normais de rotina. O empreendedorismo se enquadra na atividade do profissional, idéias, captar erros e criar novas técnicas inovadoras, aproveitando as oportunidades coletivamente, vislumbrando a conquista de ganhos substanciais, melhorando e facilitando o seu dia-a-dia.

Na enfermagem, o profissional constrói a partir de atitudes individuais, pensando no outro, que acaba se formando o coletivo, que, refletem na ampliação de intervenções sociais, mais expressivamente na ocupação de espaço. Outros aspecto do enfermeiro esta associada, as tarefas técnicas, como subordinado a área medica ou auxiliar técnico de medico, relação a atuação do profissional desvalorizada. Uma pesquisa realizada na internet, a visão dos estudantes do ensino médio tem com relação a enfermagem, os resultados foi definido com duas categorias: “antes” e “depois”. Antes viam o enfermeiro como auxiliar do medico, sem importância, desconhecia que o enfermeiro tive se conhecimento aprofundados. Considerando que a atuação era somente hospitalar, auxiliando o paciente e o médico, fazendo atividades “sujas” e “árduas”. Agora associam o enfermeiro à imagem de um médico, “fazem o papel de médico”, prescrevem, coordenam,e que esta profissão pode ser autônoma. Identificam que o enfermeiro pode ser especialista em diferentes campos e especialidades, até “chefes de médico”. Associam as ações de decisão, coordenação, avaliação clínica, diagnóstico e intervenção de enfermagem como atributos de independência e conhecimento cristalizados no imaginário social como do médico.

Os estudos feitos por Acadêmicos de Enfermagem, todos os entrevistados referem a atuação do enfermeiro como sendo um trabalho institucionalizado, especialmente atuando em hospitais públicos, trabalhando para outras pessoas, ou sejam, trabalhando sempre para o publico. Por outro lado, esses acadêmicos entrevistados, mesmo antes de reconhecer a profissão que iam exerce, alegam que o Enfermeiro “presta atendimento indispensável em saúde”, “é um profissional cuidador”, “pessoa que transmite carinho, apoio emocional, conforto”. Entretanto, fico claro que os acadêmicos tinha uma idéia de um Enfermeiro “auxiliar de outros profissionais e com pouco autonomia”.

Estes acadêmicos, finalizando o curso de Graduação em enfermagem, mantém a visão de Enfermeiro como sendo um “profissional voltado para o cuidado”. Atualmente, para os próprios profissionais da saúde em geral, a pratica social de enfermeiro é visibilizada como sendo articular e integrador das ações de saúde. Destaca se, pela capacidade de compreender o contexto social, “acolher e identificar se com as necessidades e expectativas dos usuários da saúde, pela capacidade de interagir diretamente com o usuário. Evidencia-se um espaço mais amplo de atuação do Enfermeiro, que vem sendo reconhecido pelos profissionais da saúde como um articulador(resolve, declame), que envolve um contexto social mais aberto, a sua proximidade e interação com a clientela, com inúmeras possibilidade de atuação. Através desses estudos feito pelo acadêmicos, concluíram que, devemos despertar, incentivar, os futuros enfermeiro, para que, melhora a auto estima do enfermeiro e maior visibilidade da profissão, bem como, reconhecer o cuidado do empreendedor como um compromisso social no exercício da cidadania em busca do viver com mais saúde.

Um marco imponente nas organizações dos serviços de saúde, na assistência prestada e no próprio senso comum da população é o modelo biomédico de atenção a saúde. Tudo isso porque o curativismo ainda é foco principal a saúde. A enfermagem acompanha a evolução desse setor e , da mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com