Visão Sistemica
Casos: Visão Sistemica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniela84 • 22/8/2014 • 680 Palavras (3 Páginas) • 330 Visualizações
PONTO DE PARTIDA: DA VISÃO SISTÊMICA. (Cap. 3, p. 35 a 43).
Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas. Um sistema é um conjunto de partes interdependentes que atuam visando a um objetivo comum. É qualquer entidade conceitual e física, composta de partes inter-relacionadas (como exemplo citaremos o corpo humano no qual é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades) e interdependentes dotada de um objetivo. Assim sendo, sistema é um conjunto de atividades interligadas de forma que todas estejam em uma relação direta, de maneira a possibilitar que determinados objetivos sejam alcançados, sendo que sem um objetivo não existe um sistema.
Distinguiremos cinco categorias de objetivos:
1. Objetivos da sociedade: Ponto de referência: a sociedade em geral. Exemplos: produzir bens e serviços; manter a ordem, criar e manter valores culturais. Esta categoria engloba tipos de grandes organizações que preenchem as necessidades da sociedade.
2. Objetivos de produção. Ponto de referência: o público que entra em contato com a organização. Esta categoria trata de tipos de produção definidos em termos das funções do consumidor. Exemplos: bens de consumo; serviços a empresas; cuidados com a saúde; educação.
3. Objetivos de sistemas: Ponto de referência: maneira de funcionar da organização, independentemente dos bens e serviços que produz, ou dos objetivos daí resultantes. Exemplos: ênfase dada ao crescimento, à estabilidade, aos lucros ou às modalidades de funcionamento. As organizações têm opções nesse sentido, e a maneira pela qual funciona o sistema e o que este cria, independentemente dos produtos, pode tornar-se objetivo para os participantes do empreendimento.
4. Objetivos caracterizados pelos produtos: Ponto de referência: as características dos bens e dos serviços produzidos. Exemplos: ênfase sobre qualidade e quantidade, variedade, estilo, disponibilidade, ou inovação dos produtos. Há muita variação nesse sentido, de uma para outra organização.
5. Objetivos derivados: Ponto de referência: os usos que a organização faz do poder originado na consecução de outros objetivos. (no alcance de outros objetivos).
É sempre bom enfatizar que qualquer organização não tem “o” objetivo, mas objetivos múltiplos, que devem ser constantemente repensados e reavaliados em função da conjuntura (ponto de partida de uma ação ou fato) e do ambiente.
A visão sistêmica nada mais é do que perceber o movimento integrado entre o ambiente, nossas decisões e nosso futuro. Quando nossa atenção está voltada para uma parcela isolada de nossa vida, não conseguimos perceber o sistema dinâmico que conduz nossa existência.
Assim acabamos por esperar do governo, do mercado ou da família uma solução que só depende de nós. Pensar em sistemas e não em fases é uma maneira completa de corrigir rumos e planejar o sucesso. Temos que quebrar
...