Vitrinismo E Merchandising
Resenha: Vitrinismo E Merchandising. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolina120211 • 20/11/2014 • Resenha • 359 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
Vitrinismo e Merchandising
Sempre se precisou em lojas, de alguma pessoa que cuidasse da decoração das vitrines das lojas, para torná-las atraentes, tanto para os comerciantes quanto para os clientes. Esses profissionais ao longo do tempo foram se especializando e ficaram conhecidos como vitrinistas. Desde muito tempo eles mantém a mesma função numa loja. Basicamente eles tem seu próprio atelier num estabelecimento e produzem verdadeiras obras de arte para decorar as vitrines das lojas e chamar a atenção dos clientes.
Antigamente, na década de 80, quando teve recessão global e uma crise no setor de comércio, surgiu a necessidade de um profissional nas lojas que fizesse algo para destacar as mercadorias para que elas ficassem mais visíveis e consequentemente vendessem mais. Foi aí que os vitrinistas passaram a estudar o ambiente da loja para decorá-las como objetivo de vender mais. Esse profissionais, geralmente um profissional de artes visuais, ficaram conhecidos como visual merchandisers. Naquela época, como o computador não era uma ferramenta tão popular como é hoje, o Designer Gráfico trabalhava muito com pinturas, esculturas, letreiros. Tudo era feito à mão. Não era como hoje que um designer é conhecido por ser um “profissional de computador”. Com isso era fácil deles trabalharem em montagem de vitrines, decoração de ambientes, manequins, sinalização etc.
Foi isso que aconteceu. Com o passar do tempo, os comerciantes foram vendo a importância do visual de loja, pois isso aumentava as vendas e tornava um ambiente agradável ao cliente. Os profissionais passaram a além de decorar vitrines, planejando-as em seu atelier, passaram a decorar toda a loja.
O Visual Merchandising está em todo lugar, seja nas lojas, nas farmácias, supermercados, shoppings center, etc. Ele serve para atrair a atenção das pessoas para um determinado objetivo. Quando uma pessoa para em frente a uma vitrine para admirá-la ou é guiada dentro uma loja através de placas, conseguiu encontrar alguma coisa em um ambiente de vendas a partir de placas, nisso o visual merchandising atuou.
Mas mais do que isso, ele não serve só para dirigir a atenção de uma pessoa para somente informar, mas hoje em dia tem sido usado para fazer ela comprar algum produto, principalmente se ela não planejou comprar aquilo.
...