WBS - Work Breakdown Structure
Monografias: WBS - Work Breakdown Structure. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipe.vieira • 14/5/2014 • 511 Palavras (3 Páginas) • 735 Visualizações
A Estrutura Analítica de Projeto (EAP) ou no inglês Work Breakdown structure (WBS),é uma ferramenta visual que permite a estruturação de um projeto de forma simples e contém todo o trabalho necessário para conclusão do projeto. Ela se parece com um “organograma empresarial”, mas seu objetivo é identificar que partes compõe um projeto.
A EAP normalmente é concebida após o Termo de Abertura do projeto, na fase de Planejamento. Pode ser incluída na Declaração de Escopo.
Para que serve
Suas principais utilidades são:
Delimitar e elicitar o Escopo do Projeto;
Facilitar a Identificação das Fases do projeto;
Facilitar a Identificação dos responsáveis;
Orientar a identificação e descrição detalhada das Entregas do projeto;
Identificar as atividades do projeto;
Facilitar a Estimativa de Esforço, Duração e Custo;
Facilitar a Identificação de Riscos.
A EAP pode seguir uma numeração identada (Figura 1). Serve para facilitar a organização dos pacotes de trabalho, que serão descritos na fase seguinte (antes do cronograma) e facilita a “rastreabilidade” de um pacote de trabalho no cronograma.
O contexto geral do software trata a divulgação da empresa na web e o gerenciamento de vários aspectos de uma locadora de veículos, principalmente o controle das suas locações.
O desenvolvimento foi pautado no ciclo de desenvolvimento espiral, A abordagem em espiral implementa os sistemas baseado no conceito de maior necessidade. Ela entrega o sistema em versões. Cada versão passa por todas as etapas do SDLC, exceto a implementação que pode ser adotada por algumas versões, e a manutenção que se aplica somente a última versão.
Os funcionários a partir da efetuação do login no site podem acessar todos os módulos.
O sistema é dividido nos seguintes módulos:
Veículos - módulo trata de informações sobre os veículos da locadora,
Locação – módulo trata as informações da locação. O cliente deve solicitar ao funcionário o aluguel do carro. O sistema verifica se o carro solicitado pelo cliente está disponível. Caso esteja, o processo de locação é concluído e o carro passa a estar indisponível. A data de aluguel deve ser armazenada para cálculo do valor do aluguel na devolução. É necessário que o motorista atenda aos requisitos, bem como o cadastro de cartão de crédito, e pagamento prévio como garantia da locação.
Clientes - módulo trata de informações sobre os clientes os quais devem estar devidamente cadastrados anteriormente à reserva e locação. cliente solicita ao funcionário
que o cadastre na locadora. O funcionário recebe os dados e cadastra-o.
Motoristas - módulo trata de informações para a locadora.
Funcionários – serão cadastrados funcionários que estarão aptos a manter o sistema. Este será o responsável pelo controle
...