Word dicas para formatação
Por: victor0232 • 17/3/2019 • Trabalho acadêmico • 2.870 Palavras (12 Páginas) • 213 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]
É definido como um software processador de textos, porém suas características permitem a execução de um número muito maior de ações exclusivas.
É possível confeccionar tabelas, inserir e editar elementos gráficos, aplicar efeitos especiais, ornamentar os textos com a adição de gráficos, manipular arquivos e muito mais.
TIPOS DE ALINHAMENTOS DE TEXTO
[pic 13] 🡪 Alinhamento à esquerda
[pic 14] 🡪 Centralizado
[pic 15] 🡪 Alinhamento à direita
[pic 16] 🡪 Justificar
MARGENS E RECUOS
A margem pode ser definida como a distância aplicada entre a borda da folha e o texto.
Vamos executar os seguintes procedimentos para a aplicação de novas medidas para as margens do texto que iremos digitar:
- Com o Word aberto, abra a guia Layout da Página;
- Clique sobre o comando Margens / Margens Personalizadas, será mostrada a seguinte figura, digite os valores abaixo em cada caixa de entrada conforme mostrado abaixo:
[pic 17]
- Clique em OK.
Para determinação rápida dos recuos, através das próprias réguas exibidas na tela do aplicativo, obtendo imediata visualização do documento:
Ícone de recuo à esquerda Ícone de recuo à esquerda Ícone de recuo à esquerda[pic 18][pic 19][pic 20]
ESPAÇO ENTRE PARÁGRAFOS E LINHAS
O documento pode conter suas linhas espaçadas seguindo os atributos do espaçamento entre linhas. Os procedimentos a seguir mostram como aplicar este atributo a todo o conteúdo do documento:
- Com um texto que você digitou selecionado;[pic 21]
- Abra a guia Início e clique no comando Espaçamento entre linhas
conforme mostrado na figura ao lado;
- Abra o comando Espaçamento entre linhas / Opções de Espaçamento de linha e selecione a opção Primeira linha clicando sobre ela e digite na caixa Por o valor 2 cm;
- Abra o menu Entre linhas e selecione o valor 1,5 linha. O valor será
atribuído de acordo com o tamanho da fonte utilizada. Deve ficar igual, como mostrado na figura abaixo;[pic 22]
- Clique em OK para aplicar as alterações.
INSERINDO NOTAS
Notas explicativas podem ser adicionadas como suplemento adicional de informações a trechos ou frases no documento; e podem ser lidas quando o documento for impresso:[pic 23]
- Posicione o cursor no final da palavra a ser notificada;
- Abra a guia Referência e clique sobre o comando Inserir Nota de Rodapé como mostra afigura ao lado;
- As opções disponíveis são:
- Nota de rodapé: inserção da nota no final da página atual
- Nota de fim: desloca todas as notas inseridas para a última página do documento.
INSERIR NUMERAÇÃO APENAS NAS PÁGINAS DESEJADAS
Um recurso muito interessante do Word é a possibilidade de colocar numeração automática nas páginas do arquivo.[pic 24]
Para isso, basta ir em:
- Inserir / Número de páginas e executar a configuração desejada.
No entanto, com este recurso, a numeração será feita em todas as páginas do documento. Em alguns casos, pode ser que você queira que a numeração apareça em determinadas
páginas e em outras não.
QUEBRA DE SEÇÃO
Existe um recurso no Word chamado "Quebra de seção". Ele faz com que seja possível dividir o documento em partes, tal como se existisse mais de um arquivo dentro do mesmo documento. É através da Quebra de seção que é possível colocar numeração em determinadas páginas e em outras não. E não é só numeração. Você pode colocar rodapé ou cabeçalhos diferentes num mesmo documento.
Usando a ferramenta de Quebra de Seção.
- Primeiramente insira a numeração normalmente.
- Com o cursor colocado na última linha da última página que não é para ser numerada, vá na guia Layout da Página, e pegue em QUEBRAS.
- Clicando em "Próxima página".[pic 25]
- Agora o trabalho tem duas seções independentes. Mas ainda é preciso quebrar o vínculo existente entre as duas seções.
- Para isso, abra a guia Inserir clique no comando Cabeçalho e pegue a primeira opção “Em branco”.[pic 26]
- Clique no comando “Número de Página” e pegue a opção Início da Página e escolha uma das opções.
- Observem que o ícone "Vincular ao anterior", está marcada. Desmarque esse ícone, que assim você estará separando o arquivo em dois independentes.
[pic 27]
- Agora é só apagar a numeração das páginas que não deveriam ser numeradas, clicando duas vezes sobre o número no cabeçalho e deletando o caractere.
- Observe que com Quebra de Seção você está justamente transformando um arquivo em dois arquivos, sem a necessidade de separar o mesmo. Vale salientar que é possível fazer quantas seções você quiser com essa ferramenta.
- Clique em Formatar números de página (ver imagem abaixo) para alternar o número de início ou a formatação do número. Clique em OK. Observe agora que na seção anterior, as páginas não receberam numeração. Assim, se por exemplo, você criou um documento com capa e sobrecapa onde estas não devem receber numeração, crie uma seção a partir da terceira página e realize estes procedimentos. Lembrando, este recurso funciona também em textos de cabeçalho ou rodapé.
[pic 28][pic 29]
DICA:
- Agora, vamos supor que você tem um arquivo com todas as páginas já numeradas, mas algumas não devem ter número (por exemplo, a primeira página de um capítulo). Para cada página sem numeração, você deve criar um quebra de seção no final da página anterior e uma quebra de seção no começo da página posterior. Por exemplo, num determinado documento com 10 páginas, a página 4 não deve ser numerada.
- Clique após o último caractere da página 3 e insira uma quebra.
- Em seguida, clique antes do primeiro caractere da página 5 e novamente insira uma quebra. A página 4 ficou isolada e o documento dividido em 3 seções (primeira seção páginas de 1 a 3, segunda seção página 4 e terceira seção páginas de 5 a 10).
- Clique na página a ficar sem numeração, clique no Cabeçalho ou Rodapé. Selecione o local onde o número está (se no cabeçalho ou no rodapé) e desmarque a opção Mesmo que a seção anterior.
- Vá à seção seguinte e faça o mesmo. Agora volte à página em questão, vá onde esta o número da página e o apague. Repare agora que a numeração não existe mais nesta página, mas continua existindo nas páginas anteriores e posteriores. Como pode ser vista na visualização (menu Arquivo / Visualizar Impressão) do arquivo no Word da imagem abaixo, a página 4 não possui número.
[pic 30]
Como foi possível ver, a inserção personalizada de números de páginas no Word é um tanto quanto trabalhosa. O principal macete é dominar os recursos de Quebra de seção. Assim, você conseguirá fazer numerações ou cabeçalhos/rodapés mais sofisticados. E se algo der errado e a numeração virar uma verdadeira bagunça, pare tudo, descanse e comece novamente. Certamente você aprenderá com os erros e logo não mais os cometerá.
...