Ácidos E Bases
Exames: Ácidos E Bases. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carla_frison • 18/3/2015 • 2.050 Palavras (9 Páginas) • 411 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
1.1 REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO
As reações de neutralização ocorrem quando misturamos um ácido e uma base, de modo que o pH do meio é neutralizado e se produz água e um sal (1).
O ácido libera no meio cátions H+ que se unem aos ânions OH- liberados pela base e, com isso, formam-se as moléculas de água. O sal é formado pela união do ânion do ácido com o cátion da base (1).
Genericamente, temos:
HA + BOH → H2O + BA
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL
Uma reação de neutralização total ocorre quando a quantidade de íons H+ liberados pelo ácido é igual à quantidade de íons OH- liberados pela base.No caso do exemplo acima, foram liberados dois H+ e dois OH- (1). No entanto, podem ocorrer reações de neutralização parciais, ou seja, em que a quantidade de íons H+ e OH- liberados pelo ácido e pela base, respectivamente, é diferente(1). A neutralização parcial pode se dar de duas formas:
- Com formação de um sal com caráter ácido: Nesse caso, nem todos os hidrogênios ionizáveis do ácido são neutralizados pelas hidroxilas da base. O resultado é a formação de um sal ácido, também chamado de hidrogenossal (1).
H3PO4 + NaOH → H2O + NaH2PO4
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL ÁCIDO
- Com formação de um sal com caráter básico: Nesse caso, a base libera mais hidroxilas do que o ácido libera hidrogênios ionizáveis. Desse modo, o sal produzido será um sal básico ou hidroxissal(1).
HCl + Mg(OH)2 → H2O + Mg(OH)Cl
ÁCIDO BASE ÁGUA SAL BÁSICO
Essa é exatamente a reação que ocorre em nosso estômago quando estamos com azia e tomamos um antiácido. O principal componente do suco gástrico é o ácido clorídrico (HCl), alguns fatores como alimentação, tensão nervosa e doenças podem aumentar a quantidade de HCl no nosso estômago, dando aquela sensação de queimação. Para neutralizar esse meio ácido, antiácidos estomacais, como o leite de magnésia (Mg(OH)2), podem ser tomados sob orientação médica. Desse modo, o excesso de acidez do estômago será neutralizado (1).
1.2 INDICADORES
Inúmeros processos químicos, dependem diretamente do controle da concentração de íons H+ (pH) no meio reativo, este controle pode ser feito por potenciômetros (4)
Para processos onde esta medida não seja adequada (uma reação com reagentes tóxicos, por exemplo) substâncias químicas que forneçam indicação visual são de extrema utilidade, substâncias estas chamadas indicadores (4).
Indicadores visuais são substâncias capazes de mudar de cor dependendo das características físico-químicas da solução na qual estão contidos, em função de diversos fatores, tais como pH, potencial elétrico, complexação com íons metálicos e adsorção em sólidos (2).
Podem ser classificados de acordo com o mecanismo de mudançade cor ou os tipos de titulação nos quais são aplicados. Os indicadores ácido-base ou indicadores de pH são substâncias orgânicas fracamente ácidas (indicadores ácidos) ou fracamente básicas(indicadores básicos) que apresentam cores diferentes para suas formas protonadas e desprotonadas; isto significa que mudam de cor em função do pH (2).
O uso de indicadores de pH é uma prática bem antiga que foiintroduzida no século XVII por Robert Boyle (2).
Boyle preparou um licor de violeta e observou que o extratodesta flor tornava-se vermelho em solução ácida e verde em soluçãobásica. Gotejando o licor de violeta sobre um papel branco e, emseguida, algumas gotas de vinagre, observou que o papel tornava-severmelho. Assim foram obtidos os primeiros indicadores de pH emambas as formas: solução e papel (2).
Entre os indicadores mais utilizados podemos citar:
-Solução de fenolftaleína: a fenolftaleína é um indicador sintético que, quando dissolvida em água se ioniza originando íons que estabelecem um equilíbrio e se transforma em uma solução incolor que ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos na solução de fenolftaleína um ácido ela se torna incolor, pois, o aumento da concentração de H+desloca o equilíbrio (3).
- Papel tornassol: Esse método é muito usado para diferenciar compostos básicos dos ácidos, é feito através do papel tornassol vermelho ou azul, que em contato com uma solução determinada muda de cor. Exemplo: O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda da cor vermelha para a azul. O papel tornassol azul em presença de uma solução ácida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos (3).
- Indicador ácido-base: são naturais, um exemplo é o suco do repolho roxo que pode ser preparado em sua casa. Esse suco, em presença de solução neutra, apresenta coloração roxa, mas quando o pHmuda sua coloração varia do vermelho ao amarelo-claro (3).
1.3 ÁCIDO ACÉTICO
Oácidoacéticonaformapura(99,8%)recebeonomedeácidoacéticoglacialdevidoasuasolidificação,comaspectodegelo,emdiasfrios.Éoprincipalingredientedovinagre,cujaformulaçãoconsistedeaproximadamente5%deácidoacéticoe95%deágua.Naformapuraéumlíquidoincolorcomodorpungente,altamentecorrosivoparametais.Éusadonaproduçãodeoutrassubstânciasquímicas(porexemplo,monômerodeacetatodevinila,ésteresacéticoseácidocloroacético),emplásticos,corantes,inseticidas,produtosquímicosparafotografias,borracha,vitaminas,antibióticos,hormôniosecomoaditivoparaalimentos (acidulante) (5).
O ácido acético é um líquido incolor de cheiro irritante e penetrante e sabor azedo, que é quimicamente denominado de ácido etanoico (6).
Ele é o principal constituinte do vinagre, que é uma solução aquosa de 4 a 10% em massa de ácido acético. Ele foi obtido pela primeira vez por meio do etanol do vinho, que se oxida com o oxigênio presente no ar. Daí a origem do seu nome, pois vinho azedo vem do latim acetum que significa “vinagre” (6).
O uso desse composto é muito antigo, inclusive, as legiões romanas que conquistaram grande parte do mundo, conhecidas no século III a.C., marchavam longas distâncias e levavam consigo um frasco contendo vinho azedo diluído. Essa mistura de ácido acético estimulava a salivação dos soldados e diminuía a sensação de sede.Hoje
...