ÉTICA APLICADA A FISIOTERAPIA
Pesquisas Acadêmicas: ÉTICA APLICADA A FISIOTERAPIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tellecher • 14/6/2013 • 335 Palavras (2 Páginas) • 550 Visualizações
O Sentido Biológico da Dor
A dor é um sinal de alerta para um perigo iminente, podemos dizer que a dor é uma maneira do organismo se proteger, pois é através de manifestação de dor que conseguimos identificar na maioria das vezes as enfermidades.
A dor é sempre associada a fenômenos neurofisiológicos, que são considerados iguais para todos os seres humanos. Já as diferenças nas experiências e descrições dolorosas seriam explicadas por elementos psicológicos, sociais e culturais presentes nas formas como se percebe e se vivencia a dor.
No caso proposto para o desafio o paciente idoso com severo AVC, enfrentou muita fraqueza, falta de equilíbrio, dificuldades para engolir, sono e muito cansaço, visão conturbada, falta de percepção e interpretação das coisas a sua volta, alteração no processo urinário e intestino alem de muita dor, causada pela falta de equilíbrio, pela falta de movimentação, para amenizar essas dores são necessários um rígido diagnostico e um acompanhamento fisioterapeutico, para ajudar o paciente a enfrentar as consequências da doença.
A dor do doente é influenciada por vários fatores, que podem aumentar ou diminuir a percepção que o doente tem da intensidade da dor, condicionar a sua tolerância à mesma e produzir um determinado grupo de respostas comportamentais.
Há dor quando as terminações nervosas (nociceptores) são estimuladas por fatores e mecanismos térmicos ou químicos. No entanto o organismo tem mecanismos para diminuir a intensidade de dor produz, um deles é a produção de endorfina. O termo endorfina é uma combinação de duas palavras: endógeno e morfina (morfina endógena). O alívio da dor consiste na libertação quer de endorfinas, quer encefalinas (outra substancia semelhante à morfina). Estas substâncias encontram-se em grande quantidade no sistema nervoso central, e aliviam a dor pelo mesmo mecanismo da morfina e outros narcóticos (Smltzer et al, 1994).
Na prática clínica, ajudam a explicar porque as pessoas sentem diferentes tipos de dor quando sujeitas aos mesmos estímulos. Algumas técnicas, como o Toque Terapêutico, podem aliviar pelo menos parcialmente a dor uma vez que levam à produção de endorfinas.
...