ÉTICA POLITICA E SOCIEDADE
Por: cirlandia2017 • 6/5/2017 • Trabalho acadêmico • 486 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
ETICA POLITICA E SOCEIDADE
ACUSAÇÃO:
A atendente da Santa Casa do município ao avisar a Srº João Alcides , que o atendimento com soro antiofídico não poderia ser realizado usando a justificativa que a paciente já possuía plano de saúde , foi contra as diretrizes do SUS , onde o mesmo afirma que o atendimento é pra todos com direitos iguais , independente de ter ou não plano de saúde , raça , cor gênero , classe socioeconômica , sexo , idade etc.
Quando a mesma não mostrou nenhuma iniciativa em ajudar a solucionar o caso , omitiu socorro , não agiu com prudência , dispensou antes mesmo de analisar a ocorrência , sem nenhuma cautela e sensatez .
Não usou o senso comum ao dizer que aquela seria ‘’a conduta normal do casso ‘’ , demonstrando assim que ela não tem virtudes ,não pratica valores éticos e moral , não ajuda ao próximo . Faltou lhe ética , tanto a ética das virtudes ( defendida por Aristoteles que é conhecimento da verdade e pratica do bem ) , e nem a ética dos princípios (ética dos direitos e deveres que surgiu no século XVII).
A atendente sem Autonomia (faculdade para governar por capacidade , valores e decisões próprias ) , Beneficência (ação e habito de fazer o bem ) , não maleficência (não devem ocasionar nenhum dano ao paciente ) e Justiça (virtude moral que leva a dar a cada um que é seu ou aquilo que se faz juz ) , indiretamente contribuiu para o agravamento do quando clinico , até levar a morte da esposa de Sr joão .
DEFESA :
Ao afirmar que aquela seria ‘’a conduta normal do casso ‘’ a atendente estava cumprindo ordens de um superior , já que no Brasil , temos a politica da hierarquização , a mesma não tinha autonomia , deliberação , como demonstra naquela mesma ocasião estava presente um dos gestores do Hospital , mostrando irritado com a insistência pelo atendimento pelo SUS.
Ao orientar um hospital com mais condições , recursos para aquele atendimento ,a atendente não foi omissa ao caso , já que naquele momento o hospital não tinhas vagas pra internação .Tanto que ao retornar dos outros hospitais a paciente foi atendida e recebeu o soro antiofídico.
Segundo Gracia , “ a função da ética não é buscar uma unanimidade , é evitar que as decisões sejam imprudentes ... em ética não existe certeza :há prudência ou imprudência .O ser humano pode equivocar – se e matar ainda com prudência e salvar apesar da imprudencia .
JUIZ
A atendente é uma das culpadas pela morte da dona Mariana , por negar atendimento pelo SUS , Por não agir dentro dos princípios da Bioetica (autonomia , beneficência , não maleficência e justiça ) .E não praticou valores éticos e moral.
...