O mundo globalizado: política, sociedade e economia.
Por: Jesuel • 14/4/2016 • Trabalho acadêmico • 858 Palavras (4 Páginas) • 825 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
JESUEL SOARES DOS SANTOS – RA 1155430
BARBOSA, A. F. O mundo globalizado: política, sociedade e economia.
|
RIO CLARO
Novembro de 2015
JESUEL SOARES DOS SANTOS
BARBOSA, A. F. O mundo globalizado: política, sociedade e economia.
Trabalho apresentado no curso de graduação ao Claretiano – Centro Universitário. Curso de Tecnologia em Gestão Pública.
Disciplina: Atividade Complementar (livros).
Professor (a): Agostinho Fernando Adami.
RIO CLARO
Novembro de 2015
Resenha
O livro analisa a globalização, explicando como surgem, os ambientes em que avança de forma mais rápida e aqueles que se mostra mais restrita.
São apresentados fatos que ilustram a globalização, conceitos que permitem compreender o significado das transformações que provocam em âmbito local ou nacional, manifestando-se nos planos políticos, cultural e econômico.
A globalização é definida como ampliação dos fluxos de informações (que atingem todos os países, culturas, indivíduos), aceleração de transações econômicas (ultrapassando as fronteiras nacionais), e pela propagação dos valores políticos e morais, diminuindo as distâncias geográficas.
O conceito globalização surgiu na década de 1980 nas escolas de administração dos Estados Unidos, para depois, alcançar o mundo. Na sua criação estava relacionado às estratégias das empresas que procuravam expandir suas atividades, ultrapassando as fronteiras nacionais. Ao buscar um ponto de partida para o processo de globalização, destacam-se o início das Grandes Navegações, quando ocorreu o desenvolvimento do comércio de produtos, as trocas de mercadorias e o inicio do capitalismo. Impulsionada pelas novas tecnologias aplicadas à indústria e pela expansão do comercio, verifica-se uma nova onda de internacionalização da economia, chegando ao auge com a Revolução Industrial durante os séculos XVIII e XIX.
Com a inserção de novos produtos e tecnologias, houve consequentemente a interligação de mercados, criando um mercado mundial. Com as alterações na estrutura de produção, o trabalho artesanal e a manufatura foram substituídos gradualmente.
Ou seja, a globalização é executada há alguns séculos, o fato é que só não era conhecida por este nome.
A crescente ligação entre os países, suas formações culturais, econômicas e políticas é propiciada pela globalização. Porém manifestam-se de duas formas: os "globalizadores", os países que adotam e expandem novas tecnologias, possuem maior autonomia para realizar as suas políticas e vantagem comercial. E os "globalizados", que são os mais vulneráveis, consomem o que os demais produzem, adquirem do exterior as tecnologias mais caras e ficam mais expostos aos impactos negativos dessa integração.
As idéias também se internacionalizam e influenciam pessoas em várias partes do mundo, havendo os países produtores e receptores de idéias ( os receptores são "reflexo" dos produtores).
Algumas regiões são excluídas economicamente (que são utilizadas para proteger a economia de cada país), portanto, ainda não há uma completa integração.
Para o autor, a globalização conta com quatro esferas, são elas:
Comercial: a junção dos mercados comerciais, gradual abertura do mercado internacional, usada para criar força e aumentar lucros.
Produtiva: vinculada a questões de tecnologia, organização industrial e investimento internacional.
Financeira: é o processo de integração dos mercados financeiros locais aos mercados internacionais. Neste período, inicia-se o acumulo de capital.
Tecnológica: a tecnologia criada tem que possuir três elementos essenciais: invenção, inovação e difusão, além de possuir alta penetrabilidade em outros países.
O mundo globalizado aumenta os contrastes e as desigualdades entre os que estão conectados aos fluxos internacionais e os excluídos do acesso. O aumento dessa desigualdade entre países ricos e pobres leva ao crescimento do desemprego, emprego informal, turismo sexual, trabalho infantil e escravo.
...