Ética
Ensaios: Ética. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Raphael_edf • 21/4/2013 • 402 Palavras (2 Páginas) • 529 Visualizações
Ética, valores e cultura: especificidades do conceito de responsabilidade social corporativa, presente no livro “Ética e responsabilidade social nos negócios”, coordenado por Patrícia Almeida Ashley 2º edição, editora Saraiva 2005, apresenta noções de ética aplicadas no mundo corporativo.
Em sua obra a autora discorre sobre a importância das noções de ética moral e cultural, quando relacionadas ao conceito de responsabilidade social corporativa. Hoje é fundamental que as empresas desenvolvam o lado socialmente responsável nos negócios, tanto para buscar investimentos e reconhecimento no mercado e também para atrair os consumidores.
A ética e a moral são princípios que devem caminhar em conjunto para tornar uma empresa reconhecida pelo trabalho social, Afirma Patrícia Ashley que os valores morais de determinada cultura, define o que é ser ético para si. Deste modo, uma organização para ser bem sucedida em escala global, precisa está valente e se adequar aos padrões éticos da sociedade em que está inserida. Em contra partida o meio ambiente, sustentabilidade, cidadania e direitos humanos são considerados valores iniversalmente aceitos como apropriados. Assim para ampla aceitação no mercado se faz necessário a adoção de tais padrões éticos.
Apesar das empresas desenvolverem a parte ética e moral, no Brasil tenderia a agir na prática, de acordo com o compromisso ético.
Em seguida a obra compara a cultura organizacional brasileira com outras culturas de capitalismo avançado. Relata que enquanto no Brasil valorizamos o bom relacionamento entre os colegas de trabalho e a baixa rotatividade, nos ESA, por exemplo, previlegia-se o sucesso e competição individual, bem como a ambição de ascensão. Em outro aspecto, nos EUA, a empresa tem importância na vida do trabalhador porque o posiciona na sociedade, enquanto que no Japão a empresa se torna família do empregado. Já no Brasil a importância da organização está apenas no fato de que fornece ao trabalhador emprego e sustento.
Podemos constatar que a economia global atual exige que as organizações adotem determinados padrões éticos para o sucesso e boa imagem do empreendimento. Podemos vermos atualmente uma preocupação maior com a venda de uma imagem de empresa “politicamente correta” sendo que anteriormente nenhuma delas tinham a preocupação com a atuação propriamente dita de acordo com os padrões éticos já adotados. Então devido aos trações culturais , podemos afirmar que as teorias e prática administrativas mais modernas e eficiente exige um alto índice de dificuldade de implantação no Brasil, como cultura não é algo estático, pode está sempre em processo de desenvolvimento.
...