Ética
Trabalho Universitário: Ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jessi03 • 28/3/2015 • 505 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
Ética
Com frequência, fala-se em ética no nosso cotidiano, no trabalho, na faculdade, nas ruas, em sociedade. Mas o que seria exatamente ética?
Para Vázquez (2014), ética é “a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”. Já para Runes (1990), “é o ramo do saber ou disciplina que se ocupa dos juízos de aprovação e reprovação, dos juízos quanto à retidão ou incorreção, bondade ou maldade, virtude ou vício, desejabilidade ou a sabedoria de ações, disposições, fins, objetivos ou estados de coisas”.
Assim como Lalande (1972) diz que “é a ciência que tem por objeto o julgamento aplicado à distinção do bem ou mal”. Todos os pensamentos tem em comum a maneira como o ser humano se comporta, através dos valores adquiridos, ao longo de sua trajetória de vida, distinguindo o que é certo ou errado.
No turismo, isso se aplica da seguinte maneira, segundo o Código de Ética do Turismo (1999):
A compreensão e a promoção dos valores éticos comuns à humanidade, num espírito de tolerância e de respeito pela diversidade das crenças religiosas, filosóficas e morais, são, ao mesmo tempo, fundamento e consequência de um turismo responsável. Os agentes do desenvolvimento e os próprios turistas devem ter em conta as tradições e práticas sociais e culturais de todos os povos, incluindo as de minorias e populações autóctones, reconhecendo a sua riqueza.
Compreende-se que, quando falamos de ética no turismo, deve haver o respeito mútuo entre os povos e suas crenças, para o desenvolvimento de um turismo sadio e conservador.
Assim, tornam-se responsáveis todos os agentes envolvidos no turismo, a prática e valorização da sociedade como um todo.
Na ética empresarial, segundo Matos (2011), é essencial existir ética para pessoas e organizações, pois se tornou uma questão de sobrevivência, não mais uma opção.
Para ele, é fundamental diferenciar Bens de bens, “pois a concepção de bem é profunda, vem da alma, é o valor ético fundamental”.
Sendo assim, a ética como a arte do bem, trabalha com a bondade e a beleza, o que as pessoas tem de melhor para construírem juntas, o que é primordial para uma organização crescer e se desenvolver plenamente.
Do mesmo modo que, Matos (2011), descreve que é “improvável a vida em sociedade e a continuidade de um grupo sem um mínimo de estrutura ética, ou seja, de valores, princípios, limites, respeito à pessoa, sentido do bem comum”.
A partir disso, é preciso distinguir:
• Predisposição ética, que se refere à sensibilidade social, à percepção de valor, à relevância do bem moral; e
• Consciência ética, que corresponde à capacidade de avaliar, julgar e à disposição de agir.
Então, conclui-se que, é fundamental existir ética em uma organização, para um crescimento estruturado e duradouro, embasado nos valores da empresa, princípios e principalmente respeito, ao grupo e ao outro.
Referencial
...