Ética para dentro da Cabeça
Tese: Ética para dentro da Cabeça. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isahtoller • 19/9/2013 • Tese • 341 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
Ética para dentro da Cabeça
* Brenda Andrade.
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social, que é o chamado Direito Natural.
O ser humano é um ser mutável que a cada nova experiência aprende e muda determinados conceitos. Portanto, discutir sobre ética e moral, em qualquer área, é um desafio.
A questão é quanto de ética estamos dispostos a ter, se isso realmente tem valor na sociedade contemporânea, ou tudo é só uma questão preço. Muitos se vendem por pouco, às vezes por extrema necessidade, às vezes só para levar vantagem, no entanto, só estão por perder a dignidade. O Brasil vive um verdadeiro caos social e político. Resultado de uma devastadora inversão de valores. Os valores éticos e morais vêm se perdendo ao longo do tempo, ao ponto de que ser decente parece virtude, ser honesto ganha medalha, e ser mais ou menos coerente merece aplausos. Valores como a dignidade, o respeito, a tolerância, honestidade e outros tantos já perderam força.
Em que situação estamos afinal? Que tipo de pessoas estamos ajudando a formar? Muitas pessoas acreditam que o problema do outro está sempre muito distante e que nunca serão atingidas, então, viram o rosto e continuam e cuidar de seus próprios interesses, porém se esquecem de que a vida é um ciclo, e nos leva, em algum momento, a sentir as consequências de nossas ações e omissões.
Na situação em que caminha nosso país, é necessário ampliar nossa capacidade de indignação e reação ante as lacunas de uma sociedade omissa. Uma nova consciência deve emergir como consequência de uma nova e real compreensão do estado social de cada cidadão e do nosso país como um todo. É preciso cultivar os valores de cada ser humano, ao invés de tentar por “preço”. Consertando a humanidade, conserta-se o mundo.
...