TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Тeoria das necessidades humanas básicas

Seminário: Тeoria das necessidades humanas básicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Seminário  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 5

Teoria das necessidades humanas básicas – Wanda de Aguiar Horta

23 de outubro de 2012 · por samu84 · em Sem categoria · Deixe um comentário

Preocupado com o fim da graduação, volto no começo, onde a enfermagem se concretiza como ciencia, os primordios da sistematização da assistência de enfermagem. Li, vale apena, principalmente para quem esta começando a fazer as SAE´s da vida. Para mim deu mais sentido á um monte de coisas que achava pouco importante mas que na verdade eram e são importantíssimas para uma assistência de enfermagem competente!!! Segue o texto na integra, das paginas 27 e 32 do livro o processo de enfermagem de Wanda de Aguiar Horta.

Teoria das necessidades humanas básicas

Considerações gerais

A dicotomia de rumos com que se defronta a enfermagem – desenvolver-se como ciência própria ou tornar-se a profissão de assistente-médico – leva seus profissionais a se dividirem, indecisos, entre as duas correntes. Esta situação incômoda, de transição, é sentida em toda a literatura publicada nesta década.

Acreditamos ser a enfermagem uma ciência aplicada, saindo hoje da fase empírica para a científica, desenvolvendo suas teorias, sistematizando seus conhecimentos, pesquisando e tornando-se dia a

dia uma ciência independente. Em trinta anos de vida profissional temos acumulado observações, aprendido, estudado, refletido; enfim, temos vivido a enfermagem. Isto nos levou a procurar desenvolver uma teoria que pudesse explicar a natureza da enfermagem, definir seu campo de ação específico, sua metodologia científica.

A teoria se apóia e engloba leis gerais que regem os fenômenos universais, tais sejam, por exemplo, a lei do equilíbrio (homeostase ou homeodinâmica): todo o universo se mantém por processos de equilíbrio dinâmico entre os seus seres; a lei da adaptação: todos os seres do universo interagem com seu meio externo buscando sempre formas de ajustamento para se manterem em equilíbrio; lei do holismo: o universo é um todo, o ser humano é um todo, a célula é um todo, esse todo não é mera soma das partes constituintes de cada ser.

Nossa teoria de enfermagem foi desenvolvida a partir da teoria da motivação humana, de MASLOW que se fundamenta nas necessidades humanas básicas. É o que vamos procurar expor a seguir.

A enfermagem é um serviço prestado ao ser humano (entende-se ser humano como individuo, família e comunidade )

O ser humano é parte integrante do universo dinâmico, e como tal sujeito a todas as leis que o regem, no tempo e no espaço.

O ser humano está em constante interação com o universo, dando e recebendo energia. A dinâmica do universo provoca mudanças que o levam a estados de equilíbrio e desequilíbrio no tempo e no espaço.

Resulta, pois:

1. O ser humano como parte integrante do universo está sujeito a estados de equilíbrio e desequilíbrio no tempo e no espaço.

- O ser humano se distingue dos demais seres do universo por sua capacidade de reflexão, por ser dotado do poder de imaginação e simbolização e poder unir presente, passado e futuro.

- Estas características do ser humano permitem sua unicidade, autenticidade e individualidade.

- O ser humano, por suas características, é também agente de mudanças no universo dinâmico, no tempo e no espaço; consequentemente:

2. O ser humano, como agente de mudança, é também a causa de equilíbrio e desequilíbrio em seu próprio dinamismo.

- Os desequilíbrios geram, no ser humano, necessidades que se caracterizam por estados de tensão conscientes ou inconscientes que o levam a buscar satisfação de tais necessidades para manter seu

equilíbrio dinâmico no tempo e no espaço.

- As necessidades não-atendidas ou atendidas inadequadamente trazem desconforto, e se este se prolonga é causa de doença.

- Estar com saúde é estar em equilíbrio dinâmico no tempo e espaço.

A enfermagem é parte integrante da equipe de saúde.

Do que resulta:

- Como parte integrante da equipe de saúde, a enfermagem mantém o equilíbrio dinâmico, previne desequilíbrios e reverte desequilíbrios em equilíbrio do ser humano, no tempo e no espaço.

- O ser humano tem necessidades básicas que precisam ser atendidas para seu completo bem-estar.

- O conhecimento do ser humano a respeito do atendimento de suas necessidades é limitado por seu próprio saber, exigindo, por isto, o auxílio de profissional habilitado.

- Em estados de desequilíbrio esta assistência se faz mais necessária.

- Todos os conhecimentos e técnicas acumuladas sobre a enfermagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com