A ARTE DE OBSERVAR ROTEIRO DE ILUMINAÇÃO
Por: pamela.goulart • 15/12/2017 • Trabalho acadêmico • 495 Palavras (2 Páginas) • 618 Visualizações
A ARTE DE OBSERVAR (ROTEIRO DE ILUMINAÇÃO)
Trabalho de graduação em Cenografia e Indumentária
1-Início - NARRADOR: - Atennnçããão, Teeerceeeirooo Sinaaal! (BO Lento na Sala).
2-NARRADOR, já com o Espaço as escuras: - Ouve-se soluços e aos poucos (na penumbra dos fachos de Luz que entram pelas frestas das janelas do reformatório para menores a espera de adoção) percebemos que trata-se de Emília, uma garota de uns 16 anos que dorme chorando numa pequena cama colocada no canto do fundo do dormitório.
3-NAR: - Emília sempre passava dias e noites aos prantos, pois não encontrava sentido para nada. Um dia Sonhando Ela se sentiu muito alegre (entra um facho de Luz pontual - rosa claro em Emília)
4- NAR: - Percebeu que suas lágrimas se transformaram em um mar azul e intenso. Nunca viu algo tão bonito como aquilo. (entra uma Área de Luz - Blue-Green em volta do foco de Emília como se fosse um Mar AZUL e Verde).
5-NAR: - Sem perceber começou a se afogar no mar de suas lagrimas, pois, não sabia nadar. (pode ser feito um Chase entre as Luzes do Mar e a sua pontual rosa).
6-NAR: - Com o desespero se deu conta que aquilo fazia parte de sua tristeza, aquele mar azul e sua alegria começaram a desaparecer e ela voltou a chorar. (Vai saindo o CHASE em troca de algumas frestas de Luz das Janelas fracas de intensidade, porém mais dirigidas a Emilia).
7-NAR: - Em dado momento, cansada de tanto chorar, ela adormece e no seu sonho chega a um mundo mágico. Neste mundo existiam apenas 3 caminhos:
- O PASSADO (entra uma grande área de Luz Âmbar), 8- O PRESENTE (Muda a Luz para
uma grande área de Luz Branca), 9- e O FUTURO (Muda a Luz para uma grande área de Luz Lavanda), 10- Onde ela estava tendo a oportunidade de mudar (entra um CHASE suave entre estas Três cores- Suas dúvidas).
11-NAR: - E ali estava Emília, com toda a sua vida nas mãos, mas qual escolher?
NO CAMINHO DO PASSADO (entra devagar uma Luz IDÊNTICA AO EFEITO DE LUZ 7),
lá se depara com o que mais amou, Com seus maiores medos e sua difícil trajetória.
12-NAR: - Em Seu Presente, ela se dá conta de atual existência: (entra bem devagar uma Luz IDÊNTICA AO EFEITO DE LUZ 8) - Uma funcionária do Reformatório, porém trabalhando praticamente de forma gratuita, em troca de casa e comida, pois ninguém
Quer adotar uma menina com 16 anos.
13-NAR: - No FUTURO ainda não havia nada! Então, Emilia resolveu que iria escrever seu Futuro com as seguintes Prerrogativas: (entra um chase suave de Luzes
Pontuais e áreas amplas, simbolizando a elaboração da trajetória de uma vida).
-A partir do que foi RELEVANTE em seu Passado.
-Admitindo o inevitável de seu Presente, 14-Porém decidida a negociar seus serviços em outras condições visando buscar outro emprego ao completar 18 anos.
(A Luz vai se transformando num lindo dia de Sol que ilumina todo o Dormitório).
15-NAR: - Depois Emilia começa a despertar do seu
...