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A Análise do Filme “Stalker” de Andrei Tarkovsky

Por:   •  12/11/2020  •  Monografia  •  7.360 Palavras (30 Páginas)  •  317 Visualizações

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Disciplina “Filosofia e Cinema”  - Cristiana Rodrigues Pacheco – 8114756

Análise do Filme “Stalker” de Andrei Tarkovsky

O filme “Stalker” corresponde diretamente à definição de filme filosófico aprendida neste curso, pois é “formado por conceitos – imagens capazes de afetar o espectador”, já que instiga nossa sensibilidade e nos provoca questionamentos profundos acerca da realidade que nos cerca e de nossa própria existência.

Andrei Tarkovsky é o meu diretor preferido e concordo com Ingmar Bergman, quando disse que era o maior deles, por isso escolhi este filme maravilhoso para o trabalho, e até me prolonguei muito mais do que deveria, peço perdão se ficou longo demais.

É possível dizer que este é um filme filosófico , ou melhor, ontológico, por excelência, pois sua grande motivação são os temas metafísicos, transpassados por pura arte. A história em si era uma mote, ou uma desculpa, para o diretor ir direto ao ponto: as questões filosóficas transmitidas através da  sensibilidade artística. (“Em Solaris , Stanisław Lem quase não permitiu a adaptação de Tarkovsky, uma vez que o diretor russo inicialmente insistia em retirar do roteiro toda a alusão à ficção científica. Para Tarkovsky o filme poderia dispensar todo o aparato da ficção científica, "para que o essencial fosse expressado com muito maior clareza". Já em Stalker, o filme tem pouco a ver com o original romance “Roadside Picnic,” no qual o filme é baseado, tendo muito mais força as idéias do diretor)

Segundo o próprio diretor: “O objetivo de toda arte...é explicar ao próprio artista, e aos que o cercam, para que vive o homem, e o significado da sua existência” (Tarkovsky p.38)

Neste filme temos um exemplo magistral de como, através da arte , pode-se tentar compreender  ou representar o questionamento metafísico da própria existência.

A análise que farei a seguir tem a ver com meu ponto de vista pessoal, ou seja , o que eu captei ao ver este filme, e as relações que pude estabelecer entre as questões e emoções que ele desperta. O diretor Tarkovsky sempre preza por deixar ao espectador muito trabalho para fazer suas próprias conexões.

Após rever cuidadosamente este filme ( já tinha visto há algum tempo atrás), minhas impressões foram as seguintes:

O filme diz respeito à contradição entre fé e materialismo na busca da Verdade. Pode se traçar um paralelo com a busca por Deus ou pela Luz, ou qualquer nome que queira se usar.

A palavra Verdade aqui está além da especulação mental e científica, seja ela de humanas (representada pela personagem do escritor, que também pode representar a figura do artista) ou de exatas (representada pela personagem do professor). Citando o diretor: “ a arte, como a ciência é um meio de assimilação do mundo, um instrumento para conhecê-lo ao longo da jornada do homem em direção ao que é chamado “verdade absoluta”....no momento , é muito mais importante perceber a divergência, a diferença de princípio entre as duas formas de conhecimento: o científico e o estético”(Tarkovsky, p. 39). O ponto central entre estas duas energias é justamente o Stalker, que que representa o homem de fé, o homem espiritual. Porém, justamente ele, sofre uma grande transformação devido aos questionamentos dos outros dois personagens materialistas.

A Verdade aqui perseguida é mais profunda do que o mero pensar, ela inclui pensar, sentir e querer, está inserida no próprio sentido de tempo, o tempo meditativo. Sendo que os três sempre estão “integrados” nos momentos onde existe o puro silêncio.

O filme se inicia em preto e branco (sépia), numa cena num bar. Um texto explica para nós que a Zona é um local , isolado por ter sido atingido por um meteoro, e entrar lá é proibido. Dizem que lá todos os desejos podem se realizar.

Acredito que representa um local simbólico, um local onde os seres humanos se integram ao  Sagrado, um lugar onde existem Milagres. A Zona é ela própria uma “entidade “ viva,  algumas leituras dizem que a Zona é a “Grande Mãe” , pois as personagens sempre se mergulham em suas águas ou deitam na terra (Terra e Água são dois elementos que costumam representar o feminino. A “mãe terra” ou a “grande água” nas mitologias de  povos indígenas costumam ser representadas por deidades femininas, um grande útero para o qual as personagens querem retornar). Esse local depende diretamente da própria fé de cada um para se concretizar.  (“E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal. Marcos 5:34”)

A próxima cena ocorre na casa do personagem central, chamado “Stalker” responsável por levar pessoas até a Zona .( Stalker quer dizer perseguidor, podemos interpretar como o que persegue a verdade e leva as pessoas .Em Roadside Picnic, "Stalker" era um apelido comum para homens envolvidos na empresa ilegal de prospecção e contrabando de artefatos alienígenas para fora da "Zona"). 

O Stalker é aquele que faz a ponte entre a Zona ( que é representada em película colorida) e o mundo comum (filmado em preto e branco, ou melhor, sépia), poderia dizer que ele pode representar um padre , ou pastor, ou sacerdote, alguém que crê em milagres, crê no local mágico, crê no bem, e acredita que pode salvar as pessoas e ajudá-las e realizar seus desejos. Em vários pontos do filme se pode conectar este personagem à questão religiosa, como observaremos mais para frente. Porém,  ele mesmo também está buscando, tem dúvidas, dores  e aflições.

Na casa do Stalker se nota o chão molhado e escorregadio , o elemento alquímico água é sempre presente no filme , remete à emoção, que pode ser confortável ou desconfortável, fluida ou parada,. No quarto , há uma bacia, o chão molhado. Numa bandeja, um copo com água se move (contrapondo a cena final), há uma seringa e algodão (alguém usa drogas?)e uma maçã mordida ( “a partir do exato momento em que Eva comeu a maçã da árvore do conhecimento, a humanidade foi condenada a uma busca sem fim da verdade “(Tarkovsky p.38) ).

Ao lado da cama duas muletas( que mais tarde saberemos que pertecem à filha de Stalker, que não pode andar ). Sempre presentes água no chão e portas que se abrem.

No seu quarto dormem sua esposa e filha, na primeira aparição do Stalker, a música com viés oriental se transforma na Marselhesa.  Ele acorda antes, querendo deixá-las dormir. A família do Stalker tem 3 pessoas, assim como o grupo de 3 que vai se juntar para ir à Zona. (o 3 é um símbolo de completude, equilíbrio entre os opostos (o 2)).

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