A Arte Contemporânea
Por: Juh Durans • 5/12/2023 • Resenha • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 76 Visualizações
PRINCIPAIS MOVIMENTOS DA ARTE CONTEMPORÂNEA
DIFERENÇAS ENTRE ARTE CONTEMPORÂNEA E ARTE MODERNA
# NÓS TEMOS ENTÃO, O INÍCIO DA ARTE CONTEMPORÂNEA, A PARTIR DO FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1945 ATÉ 1950) E LOGO DE CARA, VEM A “POP ARTE”. A POP ARTE É CONSIDERADA UM DOS PRIMEIROS MOVIMENTOS DESSA NOVA FORMA DE SE PENSAR A ARTE, QUE FOI A PRÓPRIA ARTE CONTEMPORÂNEA. QUAL FOI O PRINCIPAL INTUITO DESSE MOVIMENTO? APROXIMAR DA ARTE OBJETOS DO COTIDIANO, POR ISSO QUE ELES REPRESENTAVAM: SOPAS CAMPBELLS, ASTROS DO CINEMA, COCA-COLA E VÁRIOS ÍCONES DO CONSUMO. POR QUE? ELES QUERIAM APROXIMAR COISAS DO COTIDIANO, COISAS DA VIDA REAL E A ARTE. ENTÃO, ELES SE APROPRIARAM DESSAS IMAGENS DE PUBLICIDADE, DE PROPAGANDA PARA FAZER OBRAS DE ARTE. TINHA TODA UMA CRÍTICA POR TRÁS DISSO, TODA UMA PROPOSTA QUE ENVOLVE INCLUSIVE A IDEOLOGIA DO AMERICAN WAY OF LIVE QUE ESTAVA SUPER VIGENTE NAQUELE PERÍODO, E TUDO ISSO FEZ PARTE DESSE CONTEXTO NO QUAL A POP ARTE ESTÁ INSERIDA.
TEMOS MAIS OU MENOS NESSE PERÍODO, A TAL DA “OP ARTE” QUE PARECE POP ARTE, MAS NÃO É, OP ARTE VEM DE OPTICAL ARTE, QUE SÃO EXPRESSÕES ARTÍSTICAS QUE TEM COMO INTUITO PROVOCAR SENSAÇÕES ÓPTICAS. ENTÃO, SÃO PINTURAS E ESCULTURAS QUE TRAZEM PRINCIPALMENTE FORMAS GEOMÉTRICAS SOBREPOSTAS COM CORES CONTRASTANTES QUE CAUSAM ALGUMAS SENSAÇÕES DIFERENTES NA VISÃO.
É UMA ARTE INTEIRAMENTE VISUAL, E ELA VEIO MAIS OU MENOS DE OPOSIÇÃO A POP ARTE. PORQUE A OP ARTE TRÁS MAIS LINHAS E FORMAS GEOMÉTRICAS, SÃO IMAGENS NÃO FIGURATIVAS, EM CONTRAPOSIÇÃO A POP ARTE QUE ERA MUITO FIGURATIVA, E QUE TRAZIA IMGENS FACILMENTE RECONHECÍVEIS.
TEMOS ENTÃO DENTRO DA ARTE CONTEMPORÂNEA, MUITOS OUTROS MOVIMENTOS COMO POR EXEMPLO A “INSTALAÇÃO ARTÍSTICA” QUE NADA MAIS É QUE UM AMBIENTE NO QUAL O ARTÍSTA PROPÕE UMA EXPRESSÃO EM QUE ELE ORGANIZA OBJETOS NESSE AMBIENTE E AS PESSOAS PODEM ENTRAR, PODEM INTERAGIR, E TUDO ISSO FAZ PARTE DO PROCESSO ARTÍSTICO E DA PRÓPRIA OBRA DE ARTE. ENTÃO, AS OBRAS FEITAS NA ARTE CONTEMPORÂNEA TENDEM SEMPRE A TRAZER MAIS O PÚBLICO E FAZER COM QUE O PÚBLICO INTERAJA COM AS OBRAS E TAMBÉM APROXIMAR COISAS DA VIDA REAL COM O UNIVERSO ARTÍSTICO. DESSE MODO, A INSTALAÇÃO PERMITE A INTERVENÇÃO DO PÚBLICO FAZENDO COM QUE ELE PARTICIPE DO PROCESSO E DO PRODUTO FINAL.
TEMOS TAMBÉM A INTERVENÇÃO URBANA NA QUAL FAZEM PARTE PRINCIPALMENTE O GRAFITTE, QUE É TODA EXPRESSÃO FEITA NO AMBIENTE URBANO, PÚBLICO, É UM TIPO DE ARTE TOTALMENTE DEMOCRÁTICO PORQUE NÃO FICA SIMPLESMENTE EM INSTITUIÇÕES TRADICIONAIS DE ARTE COMO EXPOSIÇÕES, SALÕES OU MUSEUS, FICA A CÉU ABERTO, TODOS TEM ACESSO A ESSE TIPO DE EXPRESSÃO.
NÓS TEMOS UMAS OBRAS DE ARTE MUITO FAMOSAS NA INTERVENÇÃO, COMO POR EXEMPLO A CARL POREIDE QUE É UMA EXPOSIÇÃO QUE ELA ANDA POR CIDADES DIFERENTES DE PAÍSES DO MUNDO TODO, E ELES TRAZEM VACAS FEITAS COM VÁRIOS MATERIAIS DIFERENTES E DÃO ESSAS VACAS PARA ALGUNS ARTÍSTAS FAZEREM PROJETOS E COLOCAREM SUAS PINTURAS NESSAS VACAS. AS VACAS SÃO EXPOSTAS EM CIDADES DIFERENTES DO MUNDO INTEIRO. CHAMA INTERVENÇÃO URBANA PORQUE INTERVEM NO COTIDIANO DAS GRANDES CIDADES.
ENTÃO, A PESSOA QUE ESTÁ ACOSTUMADA A ACORDAR TODOS OS DIAS E FAZER TODOS OS DIAS O MESMO CAMINHO/O MESMO PERCURSO AO TRABALHO, DERREPENTE ELA PARA NUMA PAREDE E FALA, ESSA PINTURA NÃO ESTAVA AQUI ONTEM, ISSO É NOVO. ENTÃO, É UMA INTERVENÇÃO URBANA, AQUELA PINTURA INTERAGIU COM A PAISAGEM, INTERAGIU TAMBÉM COM O PÚBLICO QUE ANDA NAQUELES LUGARES ONDE AQUELA ATIVIDADE ARTÍSTICA ESTÁ ACONTECENDO.
MUITAS DESSAS EXPRESSÕES SÃO EFÊMERAS, ENTÃO ELAS ACABAM COM O PASSAR DO TEMPO E OUTRAS FICAM LÁ COMO O GRAFITTE, POR EXEMPLO.
TEMOS TAMBÉM A “PERFORMANCE, A BODY ARTE”, HAPPENING” SÃO TRÊS ATIVIDADES ARTÍSTICAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA NO QUAL O ARTÍSTA OU O ATOR CONTRATADO PELO ARTÍSTA É O FOCO CENTRAL DAQUELA EXPRESSÃO.
NA PERFORMANCE, O ARTÍSTA OU UMA PESSOA CONTRATADA PELO ARTÍSTA, VAI REALIZAR TODA UMA ATIVIDADE QUE MUITAS VEZES ENVOLVE DANÇA, ARTES SÊNÍCAS, MÚSICA FAZENDO UMA PERFORMANCE ABORDANDO TEMAS VARIADOS, E A AÇÃO NA QUAL AQUELE ARTÍSTA ESTÁ DESENVOLVENDO A PROPOSTA É O PRINCIPAL.
ENTÃO, É UM TIPO DE ARTE EFÊMERA, NÃO TEM COMO COLOCAR NUMA CAIXINHA AQUILO QUE ACONTECEU E GUARDAR E MOSTRAR EM OUTRO LUGAR. EU POSSO FILMAR, MAS AQUELA EXPRESSÃO, AQUELA PERFORMANCE ELA É EFÊMERA, ACONTECE DURANTE UM TEMPO E DEPOIS ACABA.
E O PRINCIPAL TEMA, DE TODAS AS EXPRESSÕES QUE ENVOLVEM A ARTE CONTEMPORÂNEA, PRINCIPALMENTE GIRA EM TORNO DA VIDA, DO COTIDIANO, DE TEMAS SOCIAIS, DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MOMENTO. E A PERFORMANCE, FALA JUSTAMENTE SOBRE ISSO, PODE FALAR SOBRE FATOS PESSOAIS DO ARTÍSTA OU FATOS COLETIVOS, MOSTRADOS DE FORMA EXPRESSIVA NA QUAL O ATOR OU O ARTÍSTA É O PRINCIPAL FOCO DE TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO ALI.
NÓS TEMOS TAMBÉM A “BODY ARTE”, NA QUAL A PELE, O CORPO É O SUPORTE. ENTÃO, NÓS TEMOS ALI, UM TIPO DE ARTE QUE PODE SER EFÊMERA(PASSAGEIRA) OU PODE SER PERMANENTE, POR EXEMPLO, PINTURA CORPORAL TEMPORÁRIA, LAVOU PASSOU, A TATUAGEM NÃO, ELA DURA ETERNAMENTE, A PERFURAÇÃO, A SUSPENSÃO, ENTÃO NÓS TEMOS VÁRIAS COISAS QUE ENVOLVEM A BODY ARTE.
...