A Arte E Eu
Ensaios: A Arte E Eu. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ashyra • 22/11/2013 • 631 Palavras (3 Páginas) • 396 Visualizações
Passo 1
Texto: Conceitos Relevantes de Ativo, Passivo, Goodwill, Receitas, Despesas, Ganhos e Perdas:
Uma Análise do Ensino da Teoria da Contabilidade.
Entender os conceitos e analisar suas características é fundamental para o desenvolvimento da teoria contábil. No artigo são citados alguns autores, entre eles Iudícibus (2009) que classifica o conceito de Ativo como núcleo fundamental da teoria contábil, o conceito de ativo nem sempre é devidamente compreendido por estudantes.
No início da década de 90, com a chegada no mercado dos sistemas ERP’s, muitos diziam que a profissão de contador estaria com os dias contados, pois a oferta de trabalho seria escassa, uma vez que esses sistemas de informações integradas fariam todo trabalho e a necessidade de um contador seria mais restrita. Isso não aconteceu, porque esses sistemas, de fato, melhoraram consideravelmente a rapidez de informações e qualidade de comunicação, mas os conceitos e os fenômenos contábeis sempre estarão ali, por mais sofisticado que o sistema seja, nem sempre ele será capaz de conceituar sozinho um fato e aplicar a teoria na prática, uma vez que a prática contábil está em constante desenvolvimento e transformação.
Hoje, as relações contábeis se tornaram tão dinâmicas e complexas que o profissional de contabilidade está cada vez mais se especializando em uma determinada área, para se tornar um especialista naquele assunto e conquistar maior valorização profissional.
A mensuração apropriada de ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa, perdas e ganhos, são muito importantes e primordiais para que se possa ter com clareza o valor próximo do real patrimônio de uma entidade. Conhecer os valores econômicos é imprescindível para a tomada de uma decisão financeira. Torna-se importante o estudo mais amplo da teoria da Contabilidade para que se possa ter uma melhor conceituação e compreensão dos termos contábeis, que são um alicerce para a contabilidade, onde esse estudo contribuirá para evolução da percepção dos conceitos. Onde os mais relevantes são: ativo, passivo, goodwill, receita, despesa, ganhos e perdas.
Onde ativo seria o conjunto de bens e direitos de uma entidade. Estudar o ativo seria muito importante pois este está ligado diretamente a receitas e despesas. E é de utilidade também para definição de passivo, perdas e ganhos. Também definidos como benefícios econômicos futuros prováveis, onde o ativo é um recurso controlado pela empresa, do qual se espera um benefício futuro.
Para a Contabilidade Básica, são considerados ativos os bens e direitos de uma entidade, expressos em moedas e a disposição da administração, sob ótica econômica, os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros. Meigs e Johnson (1962, apud IUDÍCIBUS, 2009) definem ativos como recursos econômicos possuídos.
Uma equipe de alunos da USP e da PUCSP definem ativo como: “recursos controlados por uma entidade capaz de gerar, mediata e imediatamente, fluxo de caixa.” Dentro disso, terminologias são usadas por pesquisadores da Contabilidade: “benefícios futuros esperados, recursos econômicos possuídos, valor para empresa, direito específico a benefícios futuros e potencialidade
...