A Arte do Gongo
Por: ericalidhia • 8/2/2020 • Artigo • 5.004 Palavras (21 Páginas) • 340 Visualizações
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A arte do gongo
na meditação Kundalini Yoga
Yogi Bhajan, Ph.D.
compilado por Gurucharan Singh Khalsa, Ph.D.
2000 Instituto de Pesquisa Kundalini
O Uso e Ciência do Gong
O instrumento mais sublime do yogue é o gongo. É um instrumento musical, uma ferramenta de cura para o sistema nervoso e um caldeirão no qual você pode criar misturas alquímicas de qualidades que abra e desenvolva o Eu Interior. Yogi Bhajan pediu que cada centro de yoga e ashram tenham um gongo e toquem-no regularmente. Ele disse que ajudaria a reparar a devastação de drogas no sistema nervoso. O som do gongo cria um relaxamento profundo, libera você da torrente de pensamentos e estimula o sistema glandular a um nível mais alto de funcionamento. Cada aluno de Kundalini yoga é incentivado a familiarizar-se com a ideia básica, o uso e a experiência do gong.
Para começar, observe o gongo físico. É uma folha de metal que é triturada em uma variedade de formas.
O gongo é geralmente redondo. A superfície é plana, mas arredondada na circunferência. O centro do gongo é plano, caso em que é apenas chamado de gongo ou é elevado a uma pequena cúpula, na qual caso, é chamado de gongo abafado.
A superfície do gongo é dividida em três regiões. Cada região produz uma qualidade diferente de som quando é tocado. Cada área também é simbolizada de maneira diferente. Pense no gongo como o sol.
É um símbolo do espírito. Representa a quietude inicial e o potencial da criação. O som que emitido é o primeiro movimento do Infinito. Suas vibrações são as correntes vitais de todas as formas, seres e pensamentos que existem ou podem existir. Com um único golpe do martelo, o gong irradia vida através de um espectro de frequências. Com um pulso rítmico, esse mundo é mantido e transformado com criatividade incansável.
O gong também é uma representação completa do mundo sutil. O sol, ou centro, é o fogo energia de consciência, e consciência é purusha. A região do prakasha é onde a mente projeta e cria. A região externa do prakriti é a manifestação dos padrões concretos do corpo e da natureza.
A Abordagem Interior do Gong
O gongo é um limiar sagrado. É um portal que liga a experiência finita e infinita do
self. Sempre que nossa intenção for atravessar esse portal, devemos conscientemente vincular-nos à cadeia do ser.
O Corrente Dourada deve ser estabelecida antes de tocar a primeira nota do gongo. O elo dourado é a conexão com a linhagem de professores de consciência superior. É a conexão com sua própria mente neutra. É a conexão que surge automaticamente quando você coloca conscientemente deixando seu ego de lado e escolhendo obedecer e ser comandado por seu eu superior.
Quando solicitado a explicar os efeitos da meditação gong e seus usos, Yogi Bhajan respondeu:
“O gongo é muito simples. É um sistema inter-vibratório. É o som da própria criatividade.
O gongo é nada mais, nada menos. Quem toca gong toca o universo. O gongo
não é uma coisa comum de se jogar. Dela surgiram todas as músicas, todos os sons e todas as palavras. O som do gongo é o núcleo da Palavra.
Hoje eu joguei Har Hari no gongo. Foi perfeito. Eu gostei. Foi um projetivo múltiplo
som. O jeito que eu jogo é o meu prazer. O gongo não é um instrumento musical, nem um tambor. O gongo é Deus. É o que se diz; então é.
O gongo é uma bela vibração reforçada. É como uma multidão de cordas, como se você tocasse
com um milhão de cordas. O gong é a única ferramenta com a qual você pode produzir essa combinação das vibrações espaciais. ” (Women in Training - 1984, 5/5/84)
Ao tocar o gong o professor se conecta e sintoniza sua mente com o poder primordial da corrente de som.
A maneira correta de sintonizar a mente e o corpo sutil para tocar gongo em Kundalini Yoga é fazendo uma oração. A oração pode ser feita internamente ou em voz alta. A oração tem três etapas. Vocês realizam cada passo recitando um mantra. Cada mantra se relaciona com um nível diferente do seu ser.
Os três mantras em sequência são:
Ad Gurey Nameh - curvo / invoco o professor que existe no começo
Jugad Gurey Nameh - Eu me curvo ao professor que ensina o tempo todo
Sat Gurey Nameh - Eu me curvo ao professor que ensina a verdade
Siri Guru Dev A Nameh - Eu me curvo ao professor sutil invisível de todos
Ong Namo - Eu me curvo ao infinito criador de todos
Guru Dev Namo - Eu me curvo ao divino professor sutil que guia minha alma
Ad Such - A verdade que existia antes do começo
Jugad Such - A verdade que existe em todos os tempos e circunstâncias
Haibhee Such - A verdade que existe neste momento
Nanak Hosee Bhee Such - A verdade que a mente de Nanak vê será sempre verdadeira
O primeiro mantra é chamado de Mantra Mangalacharan. Isso significa que é uma celebração das qualidades de Deus. É um reconhecimento de gratidão e felicidade.
Invoca a mente para que se incline diante do professor e aceite o mundo como ensinamento e bênção. Relaciona-se com a experiência diária de viver na terra. É uma testemunha das alegrias e tristezas, dos sucessos e falhas, nascimentos e mortes que compõem a riqueza de nosso encontro pessoal de vida. Isto celebra essa vastidão e pede para ser ensinado e guiado com cada sensação, desafio e momento. O primeiro mantra lhe dá paz e centralidade. É um Mantra Bhakti – que projeta a mente para devoção e aceitação do dom da vida e apreciação desse momento de oportunidade onde você pode tocar o gongo.
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