TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Popular e Artes

Por:   •  28/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

                                                   [pic 1]

                                           ANHANGUERA EDUCACIONAL[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4, 5 e 6

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................... 7

4  REFERÊNCIAS......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Através desta produção textual, irei apresentar o que sei sobre a cultura popular no Brasil e quais as melhores formas de levar esse aprendizado até nossos alunos. A importância da arte regional e de artistas locais, ensiná-los como todos os artistas grandes, um dia foram pequenos também. A valorização de cada tipo de arte, independente do seu valor, tamanho ou popularidade.

  1. DESENVOLVIMENTO

[pic 12]      [pic 13]

Célio Roberto, Patativa do Assaré,        Ermelinda, Baianas de Candomblé, acrílica

Cerâmica.                                               sobre tela.

[pic 14]      [pic 15]                 

Conceição dos Bugres, bugre,             Noemisa, ceramista, cerâmica policromada.

Madeira.

[pic 16]

Pernambuco, Marcos Paulo Lau da Costa, Cachorro Triste.

Arte erudita e cultura popular

A principal diferença entre a cultura popular e a arte erudita é que a primeira se baseia nos costumes e tradições do povo. Por outro lado, a cultura erudita estaria relacionada com um pensamento mais crítico, elaborado e elitizado da sociedade.

A cultura popular é produzida de forma espontânea, sem a necessidade de um curso ou estudo para tal. Geralmente é ensinada de pai para filho ou em um âmbito familiar. É normal vermos a arte popular sendo produzida e usada em objetos do nosso dia a dia, a cerâmica em copos, pratos e panelas, a madeira em bancos e mesas, por exemplo. Isso ocorre porque na maior parte das vezes, esse recurso é usado como sustento para muitas famílias. Mas isso não faz o artesanato deixar de ser arte, muito pelo contrário.

O preconceito e a exclusão do artesanato como forma de arte ainda existem, apesar de estarem enfraquecendo cada vez mais. A internet foi o meio alternativo que mais colaborou para este avanço do meio artístico, já que é nela onde vemos este comércio de obras populares. Depois da valorização da arte popular, passaram a existir leiloes por toda a internet destas peças (artesanatos, principalmente cerâmicas.).

Já a cultura erudita trata-se de uma manifestação cultural ou artística que foi feita após estudos e que apenas pessoas especializadas podem realizá-las. O público-alvo do mercado deste tipo de arte é a elite, é selecionado através de valores altos, configurando assim um público específico para este tipo de arte.

Por muito tempo, a cultura erudita foi classificada como o oposto da cultura popular. Mas atualmente muitos estudiosos a veem como complementares, já que muitos artistas profissionais se inspiram na cultura popular para produzir cultura erudita. É importante lembrar que tanto uma quanto a outra são fundamentais para a formação da identidade de uma sociedade e que a pluralidade cultural promove a igualdade entre os grupos humanos, por isso nas aulas é necessário que os professores evidenciem, que sem uma, a outra não existe, para que assim, os alunos tenham a ciência da importância de cada uma. Alertando-os que todo tipo de arte deve ser respeitado igualmente, incluindo os artesões de nossas cidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com