A Educação nos dias de hoje
Por: jobesuchko • 31/3/2015 • Trabalho acadêmico • 471 Palavras (2 Páginas) • 358 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
ESTUDOS DISCIPLINARES IV
“A Educação nos dias de hoje”.
Caroline Stoski – R.A: 1445597
Lucia Pereira Hey – R.A:
GUARAPUAVA
2014
A EDUCAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
Nos dias de hoje, o tema “educação” vem sendo muito discutido. Ideias novas a respeito de como melhor a educação surgem, mas a dificuldade está nos métodos de aplicação dessas ideias. O texto estudado nos mostra que para podermos melhorar a educação atualmente, é necessário que saibamos entender como foi a educação no passado.
Antigamente as crianças eram vistas como seres ingênuos, que não tinham o direito de expressar suas vontades e opiniões, pois a educação nos tempos passados era apenas direito da “Elite”, ou seja, os mais necessitados, os pobres, não tinham a oportunidade de receber e nem passar adiante a educação. Com o passar dos anos, a sociedade foi mudando seus costumes e a educação aos poucos foi tendo como objetivo se tornar um processo igualitário onde todos deveriam ter direito á ela. É por isso que é de suma importância que tenhamos o conhecimento da História da Educação e da Política para que possamos melhorar a Educação Básica nos dias de hoje.
Porém, hoje em dia há diversos métodos avaliativos para a formação dos educadores e pedagogos que, alguns destes nem sempre são de boa qualidade, o que pode interferir na formação de qualidade dos profissionais. E quando não se tem bons profissionais para passar adiante a educação, a consequência é que esse aprendizado também não seja de bom aproveitamento. O que se espera atualmente, é que as instituições de ensino tenham condições de oferecer cada vez mais qualidade em seus cursos de formações e que, além disso, principalmente os futuros educadores e pedagogos se comprometam, e se dediquem para que, quando entrarem em uma sala de aula, por exemplo, que realizem seu trabalho da melhor maneira possível, pensando que o futuro da humanidade está começando ali, na educação que será transmitida da sala de aula para a vida lá fora.
Um exemplo que contribuiu e contribui até hoje para a melhoria da formação dos educadores e pedagogos, é que foi criada a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Onde defende todos os direitos e deveres dos educadores e alunos, permitindo a educação básica para todos, sem restrições a classe social ou idade.
São vários os assuntos que se discutem para se decidir qual é o melhor método de se transmitir a educação. Na verdade isso depende também da cultura e personalidade de cada um. Cada pessoa saberá qual seu método que mais se adequará as formas de ensino, o que se deve tentar fazer é seguir os objetivos propostos pelas instituições e leis, mas podendo ser de maneira mais dinâmica, com ideias inovadoras, tornando as aulas e atividades avaliativas mais interessantes e diferentes, despertando cada vez mais o interesse em quem vai aprender.
...