A História da Educação na Formação Pedagogo
Por: moritaannelise • 19/10/2022 • Projeto de pesquisa • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 106 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
ANNELISE MORITA FERREIRA TAKIGAWA – RA 1418567
ELIANE LABS DE MORAES PALOMBO – RA 1424556
FERNANDA MERLO LEMES – RA 1426717
MARCELA APARECIDA LEITE DE OLIVEIRA – RA 1442301
JANAINE RODRIGUES MICHEAS – RA 1426386
ARTES VISUAIS – 2014
[pic 1]
TRABALHO DE ESTUDOS DISCIPLINARES IV
A história da Educação na formação do pedagogo
DOURADOS – MS 2014
ANNELISE MORITA FERREIRA TAKIGAWA – RA 1418567
ELIANE LABS DE MORAES PALOMBO – RA 1424556
FERNANDA MERLO LEMES – RA 1426717
MARCELA APARECIDA LEITE DE OLIVEIRA – RA 1442301
JANAINE RODRIGUES MICHEAS – RA 1426386
TRABALHO DE ESTUDOS DISCIPLINARES IV
A história da Educação na formação do pedagogo
DOURADOS – MS 2014
A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
A proposta de educação não é de hoje. Por educação entendemos dois tipos distintos, mas com ideias semelhantes: educação familiar (informal) e educação social (formal). Por educação familiar entendemos uma simples correção que se faz à criança, dentro da família; educação social é aquela feita nas escolas, em conjunto com outras crianças, visando seu desenvolvimento humano dentro de uma sociedade, educação essa formada de normas e regras.
Houve época em que a educação era diferente para elite e para os súditos. Havia também diferenças na educação entre os povos: enquanto alguns preparavam o indivíduo para a cidadania e vida pública, outros consideravam os meninos como pertencentes ao Estado, educando-os para a defesa de sua pátria.
A educação na antiguidade era propiciada sem que fossem reconhecidos os métodos. Ela acontecia por meio da imitação das coisas, consciente ou inconscientemente.
Se para os antigos a educação estava focada no intelecto do indivíduo, com os cristãos ela passou a ter seu foco na formação moral. De modo geral, a educação visava uma renovação. Com o Cristianismo mudam as ideias sobre o processo educacional. A comunidade cristã primitiva é o meio pelo qual se desenvolve esse processo. Aos poucos vão surgindo os primeiros educadores cristãos.
A partir do século IX o sistema educacional foi organizado em três níveis: Elementar (pelos sacerdotes nas escolas paroquiais e o objetivo era doutrinar os camponeses e não instruí-los); Secundária (ministrada nos conventos) e Superior (ministrada nas escolas imperiais, formando funcionários do império).
Ensinar é uma atividade relacional, para se comunicar, trabalhar com os outros é preciso enfrentar a diferença e o conflito. Acolher, respeitar a diversidade, tirar proveito da atividade para melhorar sua prática, aprender a conviver com a resistência, fazem parte da aprendizagem necessária para ser professor.
A prática deve estar presente desde o primeiro dia de aula do curso superior de formação docente, por meio da presença orientada em escolas de educação infantil, ensinos fundamental e médio, estando diante de situações reais.
Ninguém facilita o desenvolvimento daquele que não teve oportunidade de aprimorar em si mesmo. Se o professor não domina o conteúdo, ele não pode promover a aprendizagem dos mesmos.
Muitos dos jovens que saem da educação básica e ingressam no ensino superior, com intenção de ministrar aulas, não possuem condições para exercer. É preciso que a formação docente propicie a eles a oportunidade de refazer o processo de aprendizagem na prática, para transformá-los em bons professores, que no futuro contribuirão para a melhoria da qualidade da educação básica.
A formação inicial de professor é o ponto principal para reverter a qualidade da educação. Assim, essa formação define-se como política pública. É indispensável que o poder público estabeleça critérios de financiamento, mecanismos de avaliação e acompanhamento.
O país precisa de diversidade curricular que dê conta de sua complexidade cultural, social e econômica.
É importante reconhecer que a aprendizagem pode ser mais ou menos estruturada, mas não pode ser descontextualizada e compartimentalizada em disciplinas estanques. E isso é verdade tanto para o futuro aluno desse professor, como para o estudante de hoje, possível professor de educação básica que está cursando a formação docente inicial em nível superior.
...