A Importância De Artes
Dissertações: A Importância De Artes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luziass1312 • 6/10/2014 • 651 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
Questionário
1) Observando o quadro de Henri Matisse, respondam por quê o texto afirma:
“... liberou a linha para operar construtivamente tanto com a cor como com o puro desenho...”.
2) Qual é a diferença entre desenhar e pintar?
3) Quais são as concepções de Bachelarde Piaget em relação ao desenvolvimento da imaginação infantil?
4) Quais as semelhanças entre as afirmações de: Smith e Cassier?
5) Experiências com cores sempre tornam as aulas muito atrativas para as crianças, porém dependendo da dinâmica em sala de aula, essa experiência poderá ser desagradável para os alunos. Cite algumas situações onde isso poderá ocorrer.
6) Criem uma aula de pintura para crianças do Infantil ou fundamental I. Lembrem-se de colocar a idade das crianças e qual a fase de desenvolvimento que elas se encontram de levando em consideração um teórico da preferência do grupo.
Respostas
1) O texto afirma “... liberou a linha para operar construtivamente tanto com a cor como com o puro desenho...”. Porque o autor usou a cor como fator principal da pintura, dispensando linhas e formas lineares que poderiam restringir a sua obra, a um espaço demarcado. A obra exprime o que o autor estava sentido, representado pela simplicidade de diversas cores.
2) Desenhar e pintar são formas de manifestação da arte que se interagem de diferentes modos.
A ação de pintar é marcada pela “cor” e diferencia-se da ação de desenhar por proporcionar a criança uma riqueza de espontaneidade de maneira subjetiva. O pintar envolve afetividade intensa, onde a cor se funde com a memória, com expectativas, desejos e significados. A cor faz parte da vida do ser humano, onde ao observá-la, proporciona estados de ânimo particulares. Já o desenhar é uma ação que engloba um conjunto de linhas, pontos e formas que marcam um suporte, esta vinculada a imaginação, criatividade, representação e expressividade da criança.
Ambos possuem uma intima relação, com linguagem semelhante onde dependem do gesto “do movimento das mãos” para concretizar a intenção do artista.
3) - Barchelard: para ele a imaginação é um além psicológico cuja essa função é a de promover a necessária experiência da abertura psíquica, “ a própria experiência da novidade. Mais do que qualquer outro poder, ela especifica o psiquismo humano” caracterizando toda conduta humana como ato constate de reconstrução do conhecido.
Piaget: para ele a condição de possibilidade, para evocar o conhecimento que a criança sintetizou de sua historia de ações e a função semiótica que emergindo das coordenações das ações sensório- motoras, constitui a lógica das ações permite imitar, joga e imaginar.
4) Eles afirmam que há uma necessidade de utilizar objetos e formas para construção dos conceitos aprimorando seu aprendizado pictórico. Possibilidades afetivas da criança.
5)
6) PLANO DE AULA
Tema: Pintura com areia.
...