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A Importância das estratégias de serviço

Por:   •  4/4/2018  •  Artigo  •  2.985 Palavras (12 Páginas)  •  158 Visualizações

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A importância das estratégias de serviço - estudo de caso - banda Etna

Anita de Oliveira Cruz Mariano Produção Musical, Engenharia, Gestão Estratégica

1. Resumo

Este trabalho trata-se de um estudo de caso da banda de pop/rock Etna, a qual encerrou suas atividades em 2011, e busca apresentar as orientações para um planejamento estratégico, através de uma análise SWOT, o qual poderia ter sido aplicado a banda e através de técnicas, conhecimentos e informações direcionadas e como elas contribuiriam à banda para um caminho de sucesso.

2. Introdução

2.1 A Banda

O Etna foi uma banda de pop/rock de São Paulo formada em 2006. O grupo gravou seu primeiro CD de forma independente e após obter sucesso com duas músicas lançadas online. O álbum, chamado 'Não Tente Isso Em Casa', também foi divulgado na Internet e atingiu a marca de 20 mil downloads. O nome da banda tem como inspiração um vulcão na Itália, um dos maiores em atividade no mundo, o vulcão Etna.

O sucesso na Internet gerou convites para shows e novos integrantes foram se juntando à formação original, dando forma ao grupo composto por Duane Fernando (voz e baixo), Fabio Maciel (voz e guitarra), Pedro Peli (bateria) e Gustavo Barta (guitarra). O estilo do grupo tem como influência bandas como: McFly, Blink 182 e Fall Out Boy.

Em 2008, a banda Etna realizou sua turnê pelo Brasil para divulgar seu CD com shows em São Paulo, Brasília, Campinas, Santos, Curitiba e outras capitais. Em seguida, a banda foi uma das 10 selecionadas do Brasil, entre 2 mil bandas do programa Gás Sound, que foi ao ar na Rede TV.

A banda fez ainda três músicas do novo CD, lançado em 2010 pela Universal Music. No primeiro dia de escuta no MySpace Oficial foram mais de 30 Mil plays. Além de lançarem na página do Youtube o primeiro Curta Metragem de uma banda

brasileira atuando. Porem apesar de todo o sucesso, no ano de 2011, a Etna encerrou suas atividades.

2.2 Contexto Histórico do Pop/Rock Nacional

O termo pop tem sido usado desde o início do século XX para se referir a música popular em geral, mas a partir de meados dos anos 1950 passou ser utilizado para um gênero distinto, destinado a um mercado jovem, sendo caracterizado como uma alternativa mais suave do que o rock'n'roll. No rescaldo da Invasão Britânica, por volta de 1967, foi usado cada vez mais em oposição à música rock, para descrever uma forma que era mais comercial, efêmera e acessível.

Em contraste com o pop, o rock era visto com foco em trabalhos prolongados, especialmente álbuns, muitas vezes associado a subculturas, com ênfase colocada em valores artísticos e na autenticidade; destacando a performance instrumental ao vivo e o virtuosismo vocal. Foi, muitas vezes, visto como "encapsulador" de desenvolvimentos progressivos, ao invés de simplesmente refletir as tendências existentes no mercado.

Segundo Taborda (2002), as primeiras gravações de rock no Brasil aconteceram nos anos 50, mas em versões de sucessos americanos, e é só na década de 60 que o idioma ganhou versões em português. Em 1964, o cantor Ronnie Cord emplacou um dos primeiros sucessos do gênero, a música Rua Augusta (composição de seu pai, Herve Cordovil, que seria regravada depois por Roberto Carlos).

Mas foi a Jovem Guarda que inseriu de vez o rock no Brasil, tendo na linha de frente Roberto Carlos chegando as paradas de sucesso com a canção Negro Gato em 1966 e Erasmo Carlos em 1967 com a música Vem Quente Que Eu Estou Fervendo.

No final dos anos 60, Os Mutantes, de Rita Lee, lançou vários sucessos, mostrando que o rock nacional trocava a ingenuidade da Jovem Guarda pela contestação e uma cultura fora do padrão da época.

Ainda Taborda (2002) diz que, a consolidação do rock brasileiro se deu no início dos anos 70 com Raul Seixas, que liderava o principal grupo baiano da Jovem Guarda, Raulzito e os Panteras.

A inovação em bandas de rock foi se tornando cada vez maior, com mistura de rock e MPB, visuais andrógenos e carregados de maquiagem, que teriam influenciado até o grupo Kiss, o Secos & Molhados obtiveram recorde de vendas na época.

Nos anos 80, Lulu Santos vira um artista radiofônico, espécie de compositor de canções de sucesso dessa geração, com várias composições sempre nas primeiras posições em todas as rádios, tendo seguidores como Gang 90 & Absurdettes e Blitz.

A década de 90 começou com apenas uma novidade: a MTV Brasil, em 1990. E o primeiro "grande grupo" da década foram os mineiros Skank, que misturavam rock e reggae. Ao longo da década, outros grupos mineiros surgiriam, como Pato Fu, Jota Quest e Tianastacia.

Taborda (2002) ainda diz que outras bandas no cenário nacional tinham uma linhagem musical mais ligada ao punk, enfatizando o protesto contra o governo e situações retratando o cotidiano brasileiro, inclusive a primeira remessa de bandas de Brasília para o cenário nacional, as quais se destacaram Plebe Rude, Capital Inicial e Legião Urbana.

O rock crescia cada vez mais no Brasil. São Paulo vinha com destaque para o Titãs, RPM, Tókio (Supla) e IRA! na mesma linha musical das bandas de Brasília, o Ultraje a Rigor vinha com letras mais extrovertidas, no Rio de Janeiro, Barão Vermelho e depois Cazuza em carreira solo, Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens, Celso Blues Boy, Biquíni Cavadão, Hanoi Hanoi e Lobão, e um infiltrado da Bahia, Camisa de Vênus.

Nessa década, mais um estado brasileiro mostrou para o Brasil que o rock continuava crescendo, e em Minas Gerais, mais precisamente na cidade de Belo Horizonte, vieram grandes bandas como Skank, Pato Fu, Jota Quest, seguido num cenário mais regional por Mary´s Band e Tianastácia.

Duas bandas cariocas marcaram história nessa década, Planet Hemp com seus vocalistas rappers Marcelo D2, BNegão e Black Aliem faziam grandes apologias ao uso de Maconha, e O Rappa com seu rock, rap, funk com letras de forte discurso político. Ainda Taborda(2002, p.14) cita as duas maiores bandas dessa década foram Charlie Brown Jr. e Raimundos, a primeira sendo voltada ao público jovem ligado a skate e esportes radicais, com batidas de metal melódico misturado com ska e rock californiano, banda que foi superada pela crítica apenas pelo Raimundos que saiu de Brasília com uma proposta interessante de som, misturando hard core com forró e letras cheias

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