A NOTAÇÃO MUSICAL NA IDADE MEDIA
Por: rziliotto • 4/6/2020 • Relatório de pesquisa • 561 Palavras (3 Páginas) • 274 Visualizações
NOTAÇÃO DA MÚSICA MEDIDA
Com a adoção do sistema de quatro linhas e a transformação dos neumas em notação quadrada os intervalor passaram a ser notados com mais facilidade e sem ambiguidade. As primeiras pautas apareceram na Itália graças a Guido D Arezzo, que foi um defensor para tornar seu uso aceito. A escrita do cantochão, que era a utilizada, era formada na França com qualidade de grafismo.
A interpretação tirmica nem sempre era determinada pela notação. Era necessário deter,imar a escrita ritmica, tornar a música medida. Foi se chegando de maneira progressiva e imcompleta, com uma estrutura ainda irracional. O Ritmo não era traduzido com perfeição.
As soluções para o problema foram as seguintes:
1 – Utilizada a métrica latina, porém ainda tinha regras confusas. Forma-se então os modos ritmicos, como foram chamados posteriormente, que eram determeninados pelo caráter melódico. O modo escolhido para voz é conservado até o fim. A partir de então a longa vale duas breves.
2 – Passa a ter um pouco mais de precisão, com valores ritmicos definidos, atrav+es das ligaduras (figuras formadas por diversas notas).
3 – Impõese o primado do ternário, a loga vale três breves, e os modos ritmicos são os seguintes:
[pic 1]
Nota-se no 3º e 4º modos, que surgem duas breves desiguais, de modo que formam um célula ternária ou perfeição. Esses dois modos são similares ao que chamamos hoje de 6/8 ou 6/4.
A interpretação dos modos ainda é bastante difícil, não só pelas regras mas também em funçãpo de as regras diferirem de cada autor.
4 – Ainda no século XIII, surgem novas figuras, com duração relativa, a notação cada vez mais vai se tornando proporcional. Com o tratado de Ars Cantus Mensurabilis de Francondo, conservou-se uma precisão satisfatória, utilizada em diversas composições polifônicas do século XIII e XIV. Para maior clareza, surge o puncta divisionis, que separam as células ternárias, papel parecido com o que chamamos hoje de barra de compasso.
5 - Enfim o célebre tratado Ars Nova Musicar, que trata-se um revisão por teóricos da teoria Franconiana. Surgre a figura da mínima, reestabelecendo o ritmo binario. Os elements essenciais do nosso sistema de notação já se encontram então na Ars Nova do século XIV.
Sinais especiais marcam a natureza no inicio da pauta.
No final do século XIV novas convenções surgem, mas não modificam seus principios fundamentais:
- Punctun addition (mesma função do ponto de aumento);
- Notas vermelhas indicavam a passagem do binário para o ternário;
- Submultiplos da mínima;
- 5ª linha da pauta;
- Notas brancas e pretas, e aos poucos vai surgindo os primeiros impressos com a notalºao arredondadas.
Tudo isso da origem ao nosso sistema de notação atual.
Até a descoberta da gravação sonoro, o principio da notação proporcional foi considerado o maior progresso para inicio do registro de obras. Composições passam a dispor de um sistema coerente, com a possibilidade de tornar as obras imutadas quando se deseja.
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