TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Polifonia da Arte

Por:   •  29/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

POLIFONIA

Polifonia, difinida sinteticamente é a simultaneidade de sons diferentes, isto é, duas ou mais sons sao emitidos ao mesmo tempo , pode ser em discurso textual ou em musical causando assim uma harmonia.

POLIFONIA MUSICAL

É uma técnica compositiva que produz uma textura sonora especifica , em que dois ou mais instrumentos musicais se desenvolvem preservando um carácter melódico e rítmico individualizado.

Em contraste com a monofonia , onde só uma voz existe ou se há outras seguem a principal em uníssono ou tecem floreiro em torno da principal, a monodia, onde uma voz melodica é acompahada ou não acordes sem carácter melódico próprio, e à homofonia e ao contraponto , onde as várias vozes se movem com ritmos identicos ou muito semelhante de modo a formar acordes nitidos , podendo elas ou nao ter um cararacter melódico próprio e pronunciado.

Na literatura não é diferente, a polifonia ocorre quando o autor intertextualiza outras obras dentro de uma para dar sentido a mesma.

No contexto da musica erudita do ocidente polifonico usualmente se refere a musica composta na idade média tardia e no renascismo quando era a tecnica de composição mais usual nas formas barrocas.

A palavra POLIFONIA vem do Grego que significa várias vozes.

ORIGEM DA POLIFONIA

A polifonia musical surgiu na Europa ocidental no século x

As primeiras obras polfomicas surgem na alta idade media , ainda no ambiente profano , sob a forma de cananes a prova mais antiga existente de uma tentativa para estabelecer regras na polifonia primitiva da música ocidental .A musica religiosa desenvove o estilo dos organum. A maioria das musicas desse periodo desde o início da barroca serão predominantemente Polifonicas.

Crê-se, a julgar por vários vestigios arqueológicos , que a antiguidade já teria conhecido a manifestação da musica polifonica. As flautas duplas encontados no cemitério de Ur. Com cerca de cinco mil anos atestam da necessidade sentida pelos povos do Colcolitico de textura complexa.

Toda via na historia da música ocidental a primeira tentativa de teorização do peincipio polifónico so teria lugar inicio do século x , no tratado musica ENCHIRIADIS, atribuido a Hucbaldo,e onde se lançam as bases do organm,sistema musical que antecedeu o discantus , fundador do contraponto.

DESENVOLVIMENTO DA POLIFONIA

Desde o princípio a musica era de maneira homofonica,ou seja , uma melodia unica,linear somente com o acompanhamento ritimco. Passa-se a muitos séculos da era cristã onde a monodia religiosa dominou a musica ocidental com o cantantus firmus e o canto gregoriano.

No século x iniciou-se a ideia de sobre pôr vozes em intervalos de oitavas e quintas . Este processo se desenvolveu e teve seu apogeu no seclo xv , onde a tecnica do contranto era altamente difundida.

Tem se por melodia ou seja , cantar melodias diferentes ao mesmo tempo .este procedimento criou uma resultante musica nova (polifonia)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com