A Profissão Designer de Interiores
Seminário: A Profissão Designer de Interiores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nayaramohr • 17/7/2013 • Seminário • 1.778 Palavras (8 Páginas) • 635 Visualizações
A Profissão Designer de Interiores
O designer de interiores é o profissional que busca transformar um ambiente tornando-o funcional e agradável. Ele cuida da harmonia interna dos ambientes, combinando móveis com objetos de decoração, escolhendo luminárias, cores e materiais. O grande desafio deste profissional é decorar um ambiente respeitando os desejos, o perfil e a disponibilidade financeira do cliente.
Para ser um bom designer de interiores é preciso ter conhecimentos sobre história da arte, psicologia ambiental e capacidade de entendimento para entender os estilos compatíveis com as personalidades das pessoas. Outras características desejáveis são:
• Sensibilidade
• Detalhismo
• Criatividade
• Ser observador
• Ter conhecimento sobre cores, texturas, materiais etc.
• Senso estético
Qual a formação necessária?
Esta é uma profissão que só poderá ser exercida por profissionais com diploma de nível superior em Design de Interiores, com duração de dois a quatro anos, em média. Os primeiros anos são tomados por matérias como estética, história da arte e história do mobiliário. A partir do terceiro ano, fazem parte do curso aulas de projetos em composição de interiores e exteriores (decoração e jardinagem), de perspectiva, desenho artístico e desenho arquitetônico técnico. Cursos de atualização ou especializações também são extremamente importantes para destacar e aprimorar as técnicas do profissional.
Principais Atividades
Designers são profissionais que harmonizam estilos de móveis, orientam a compra de obras de arte, decoram residências e empresas, planejam ambientes de acordo com o desejo do cliente. Algumas atividades desenvolvidas:
• Desenvolver projetos;
• Estudar em detalhes a área a ser criada ou reformulada;
• Coordenar equipes de profissionais, como marceneiros, pintores e eletricistas;
• Supervisionar o trabalho da equipe e cronograma da obra;
• Montar orçamento;
• Desenhar mobiliários que irão compor o espaço;
• Escolher os adornos e revestimentos de pisos, paredes e tetos;
O mercado para o Designer de Interiores
O mercado de Design de Interiores está em alta para profissionais certificados pela ABD. Isso graças à boa fase econômica do país, que elevou a renda da população. Há uma explosão no número de casas populares e edifícios para a classe média em todo o país. São residências pequenas, por isso os móveis têm de ser bem planejados e o design de interiores é fundamental para um melhor aproveitamento dos espaços.
Cada vez mais, a decoração de interiores é uma questão de necessidade, não mais um luxo. Portanto, trata-se de um público novo, que está aprendendo como comprar projetos de Design de Interiores e que começa a demandar a mão-de-obra do designer de interiores.
Nesse caso, os maiores empregadores dos designers de interiores são as lojas de móveis planejados. O mercado considerado “de luxo” também continua a gerar oportunidades para o designer que trabalha por conta própria.
Uma das maiores demandas de Design de Interiores vem da área corporativa, em que o designer de interiores é requisitado para elaborar andares inteiros de escritórios e salas de reuniões. Já os escritórios de decoração contratam com frequência o especialista em projetos de decoração para atender às necessidades de lojas, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, clínicas, hospitais e escolas.
Outra área muito aquecida pelo fato do Brasil sediar a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos é a área de hotelaria, que ainda vai crescer muito por todo o país e demandar o trabalho do designer de interiores. Além das capitais de negócios, como Rio e São Paulo, as outras também devem registrar aumento de demanda, sobretudo na Região Nordeste.
Outra área que promete crescimento é a de projetos de design de interiores com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, onde teatros, cinemas, condomínios residenciais e comerciais precisam se adaptar o que implica na alteração de projeto de interiores.
O salário inicial de um profissional de Design de Interiores pode chegar a R$ 2.250,00 segundo o professor Jéthero de Miranda, de Belas Artes.
Através da valorização da aparência das casas e o barateamento dos projetos de decoração, fizeram com que o trabalho do designer de interiores expandisse entre a classe média. Com isso, cresceram as oportunidades de trabalho. Na maioria das vezes esse designer trabalha como autônomo, mas pode atuar, também, como funcionário de empresas especializadas em ou com consultoria em lojas de móveis.
Curiosidades
A história da decoração teve início na antiguidade. Os egípcios foram a primeira civilização a pintar seus interiores, há mais de três mil anos. Logo depois, vieram os chineses criando a arte de laquear. Um pouco mais próximo à nossa realidade, durante o século XV em Veneza, época em que a população pobre se desgarrava dos senhores feudais para construírem suas casas nas cidades, com pouco dinheiro e muita imaginação. Assim surgiram técnicas de pintura como o Estoque Veneziano, atualmente muito utilizado nos projetos de decoradores.
Quais as áreas de atuação do Designer de Interiores/Ambientes?
• Design de Interiores:
Todos os ambientes internos residenciais, comerciais, industriais, estandes, etc
• Design de Ambientes:
Paisagismo, fachadas, eventos externos, etc
• Transportes:
Interiores de automóveis, aviões, embarcações, etc.
• SET Design:
Cenografia
...