A Pré-História
Artigo: A Pré-História. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitorhugo.bello • 6/10/2014 • 7.325 Palavras (30 Páginas) • 356 Visualizações
Arte Pré-Histórica
O período da Pré-história não foi registrado em nenhum documento, pois aconteceu na época anterior à escrita. O que sabemos hoje sobre nossos antepassados é consequência de pesquisas de antropólogos e historiadores que reconstituíram a cultura do homem.
Essas pesquisas resultaram no chamado período Paleolítico (entre 5.000.000 a 25.000 a. C.), e uma das principais características desse período é o Naturalismo, nos quais os desenhos eram realizados em pedras.
Nessas pinturas é possível notar desenhos de animais que, segundo as pesquisas, eram realizados por caçadores, para eles aquilo era como uma espécie de magia que representava a captura de animal. Os caçadores acreditavam que se tivessem a imagem do animal, teriam também o poder sobre o animal. Nos desenhos, os animais aparecem feridos porque só assim eles conseguiriam capturar sua presa, esses desenhos eram realizados em paredes de cavernas e rochedos.
Já no período Paleolítico Superior, eles realizavam pinturas e esculturas, porém, há uma ausência da figura masculina, eles utilizavam mais a figura feminina, como por exemplo, a escultura de Vênus Willendorf. Na imagem de Vênus de Winllendorf, eles utilizaram seios volumosos, nádegas grandes, prolongamento do pescoço e ventre saltado. Os instrumentos utilizados eram de marfim, ossos, madeiras e pedras, machados, arco e fecha lançador de dados e linhas.
No período Neolítico, o homem desenvolveu a técnica de tecer panos e fabricar cerâmicas, com isso começaram a construir as primeiras moradias, pois o cultivo da terra e a manutenção de manadas ocasionou um aumento rápido da população, logo depois eles conseguiram produzir o fogo, através do atrito, o qual deu início às técnicas utilizando metais. O período Neolítico ocorreu aproximadamente entre 10.000 e 5.000 a. C. Todas essas conquistas que aconteceram tiveram um reflexo forte na arte. Um camponês não tinha e não precisava ter os sentidos apurados do caçador do Paleolítico, por conta disso, os temas da arte mudaram, ou seja, começaram as representações da vida coletiva. Os neolíticos começaram a produzir uma cerâmica que mostra uma preocupação com a beleza e não apenas com utilidade do objeto.
Nessa mesma época, temos a construção dos Dolmens - duas ou mais pedras grandes colocadas ao chão como se fosse duas paredes e em cima das duas existe outra pedra que está horizontalmente sobre elas, parecendo um portal.
No sul da Inglaterra, também existe o Santuário Stonehenge, que pode ser considerado uma das primeiras obras de arquitetura em formato de círculo. No centro é possível notar um bloco que aparenta ser um altar, segundo pesquisadores, o Stonehenge era destinado às praticas de rituais de um culto solar.
As cavernas de um modo geral as pinturas eram feitas, em sua maioria, nas superfícies rochosas externas das cavernas, e nos paredões da área de seu entorno.
Compreendiam representações de diversos estilos e cores e uma grande quantidade de desenhos, pinturas, inscrições e entalhes. Também são encontrados tipos assemelhados a representações numéricas como dias da semana ou ciclos da natureza como as estações do ano.
O tema tratado nas pinturas das cavernas são animais: cavalos, vacas, bisões, muitos em tamanho natural e todos de corpo inteiro. As representações humanas e de plantas são raras. O desenho, de modo geral, é firme, e o artista era hábil em realçar a força, a tensão e o movimento, dramatizando-os num notável trabalho de observação.
A importância histórica da arte rupestre não se deve apenas à possibilidade de interpretação das figuras existentes, mas muito mais do entendimento do contexto e da realidade da época, bem como dos motivos que levaram uma comunidade a usar boa parcela do seu tempo e esforços para a confecção das mesmas.
Antes de pintar as paredes da caverna, o Início fazia ornamentos corporais, como colares, e, depois magníficas estatuetas, como as famosas “Vênus”. Existem várias cavernas pelo mundo, que demonstram a pintura rupestre, algumas delas são: Caverna de ALTAMIRA, Espanha, quase uma centena de desenhos feitos há 14.000 anos, foram os primeiros desenhos descobertos, em 1868. Sua autenticidade, porém, só foi reconhecida em 1902. Caverna de LASCAUX, França, suas pinturas foram achadas em 1942, têm 17.000 anos. A cor preta, por exemplo, contém carvão moído e dióxido de manganês. Caverna de CHAUVET, França, há ursos, panteras, cavalos, mamutes, ienas, dezenas de rinocerontes peludos e animais diversos, descoberta em 1994. Gruta de RODÉSIA, África, com mais de 40.000 anos. Parque Nacional Serra da Capivara - Sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.
Nessa região encontra-se uma densa concentração de sítios arqueológicos, a maioria com pinturas e gravuras rupestres. Para saber mais visite: fumdham.org Onde havia gente - Os arqueólogos já encontraram vários registros de seres humanos pré-históricos que viviam no Brasil há pelo menos 11.000 anos.
Arte Egípcia
Egito está localizado no Nordeste da África, um deserto de um calor intenso coberto por areias e de pirâmides enormes e de uma beleza espetacular.
Os Egípcios eram povos de uma cultura de muita riqueza, durante três milênios sustentaram a mesma forma de pensar e agir.
Para eles a religião era o significado de tudo, a crença deles baseava-se em que cada lugar tinha um Deus que transformava as coisas.
A vida deles era hierarquizada e extremamente organizada.
Acreditavam mais na vida pós-morte no que na vida atual, tanto que quando um Faraó morria, todos os objetos pessoais e seu próprio exército de homens eram enterrados juntos para que quando voltassem da outra vida estivesse tudo que eles precisavam e no mesmo lugar.
As paredes e os tetos dos túmulos eram revestidos de cenas religiosas.
Arquitetura Colossal era arte de cerca o espírito do Faraó sobre gloria eterna.
Pirâmide Djaser uma das pirâmides obras de destaque no Egito.
A pirâmide de Gizé recebeu o titulo de “Patrimônio cultural da humanidade”.
Quéops é a maior e mais antiga com 146 m de altura e ocupa uma superfície de 54.300 mts quadrados. O mundo em que os egípcios viviam era repleto de muito ouro e de uma arte estonteante.
Essas artes que faziam eram baseadas
...