A finalidade do Cosplay
Artigo: A finalidade do Cosplay. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunozlima • 26/9/2014 • Artigo • 948 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Homem e Sociedade
Professor Responsável: Frederico
O mito da Caverna
Cosplay
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO _____________________________________________________1
2. TEMA – TEORIA DA CAVERNA_______________________________________2
3. COSPLAY_________________________________________________________33.1 O que é?
3. 2 Origem
3.3 Finalidade
3.4 Preconceito
4. CONCLUSÃO______________________________________________________4
5. BIBLIOGRAFIA ___________________________________________________5
1. INTRODUÇÃO
O homem é um ser pensante, e por muitas vezes pensa só em si. Não respeita o outro, não consegue enxergar nada se não sua realidade ou o que tomou como certo. E com isso acaba desenvolvendo o preconceito, julga-se melhor, por não conhecer algo diferente daquilo que acredita que ser o melhor, por não compreender que o que ele julga melhor para ele, não quer dizer que seja o melhor para todos. Todos nós somos diferentes, e por isso devemos respeitar e tentar compreender a realidade de cada um.
A partir disso mostraremos dois grupos: o primeiro em que as pessoas acreditam em algo e se prende a isso de tal forma que não consegue expandir sua visão e no outro como elas se comportam e interagem em um determinado grupo.
2. TEMA – TEORIA DA CAVERNA
3. COSPLAY
3.1 O que é?
Cosplay é considerado um hobby, onde os fãs de animes, mangas, HQ’s, games ou ate mesmo filmes e seriados se fantasiam dos personagens relacionados para demonstrar tal admiração por eles. Cosplay, o nome se origina da junção das palavras em inglês costume (traje/fantasia) e play/roleplay (brincadeira/interpretação).
3.2 Origem
Geralmente, as pessoas acreditam que o Cosplay originou-se no Japão, o que não é verdade, o primeiro Cosplay foi criado por Forrest J. Ackerman em 1939, durante a 1ª feira de Worldcon (World Science Fiction Convention) em New York, em que ele e sua amiga Myrtle R. Douglas apareceram fantasiados, Ackerman usava uma fantasia de piloto espacial que deu o nome de “FUTURECOSTUME” e Myrtle estava usando um vestido inspirado no filme “Things to Come” de 1936. Na ocasião estavam presentes aproximadamente 185 pessoas.
O sucesso da caracterização deles resultou em um estreitamento entre a ficção e a realidade, fazendo com que as convenções do mesmo tipo não fossem mais as mesmas. O sucesso das fantasias confeccionadas por eles foi tão grande, que no ano seguinte dezenas de fãs compareceram a convenção caracterizados com roupas de ficção cientifica.
Com o passar do tempo a prática cresceu, surgindo assim os MASQUERADES, concursos destinado a realizar apresentações criativas que entretinham o publico, ao invés de ser somente a exibição de fantasias. Em 1984 o japonês Nobuyuki Takahashi visitou a Worldcon e ficou tão impressionado com Masquerades que quando retornou ao Japão publicou em revistas e jornais japoneses de ficção cientifica sobre isso., por conta da divulgação que Takahashi fez foi criado um novo Termo: COSPLAY.
Na década de 90, com o crescimento do anime, o Cosplay se reintroduziu nos EUA, porém em uma dimensão bem maio, onde se popularizou rapidamente com as dezenas de convenções de animes que tiveram ali.
3.3 Finalidade
A
...