A música Como Terapia
Trabalho Universitário: A música Como Terapia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: klevermoraes62 • 15/9/2014 • 630 Palavras (3 Páginas) • 267 Visualizações
Você sabia que a música não é somente uma melodia que nos faz cantar e dançar? A musicoterapia é um método terapêutico que ajuda no tratamento de doenças e de recuperação de pacientes. Maristela Smith, coordenadora do curso de Musicoterapia da FMU, em São Paulo, explica como o tratamento funciona e qual é o trabalho do musicoterapeuta.
Saiba mais
Redução de estômago pode evitar Alzheimer
Mulheres fumantes e pílula anticoncepcional: combinação perigosa
Autista cria fundação para aprofundar conhecimento sobre a doença
Portal Lado a Lado pela Vida - O que é a musicoterapia?
É a ciência que utiliza elementos sonoro-musicais, corporais e vocais como tratamento, reeducação, reabilitação e recuperação de portadores de patologias. Na área preventiva, ela procura estabelecer uma relação de equilíbrio entre as três áreas da conduta humana: mente, corpo e fatores externos.
Portal Lado a Lado pela Vida - Como a musicoterapia afeta o corpo e a mente?
Estimular o ritmo corporal, tanto interna quanto externamente, provoca o pulso cerebral, que varia muito com a respiração e com a atividade cerebral. O ritmo é propulsor do movimento e o maior benefício de seu uso é no equilíbrio motor, na gestualidade e na espacialidade. O ritmo e o movimento tonificam, relaxam, aliviam e exaltam o corpo e a mente, que não são mais encarados como fatores isolados. O musicoterapeuta lida ao mesmo tempo com a complexidade do homem e da música, considerando os aspectos emocionais, cognitivos e espirituais.
Portal Lado a Lado pela Vida - Quais são os efeitos da musicoterapia sobre os pacientes?
Depende da doença do indivíduo. O plano de ação musicoterápico é elaborado por meio de observações diretas, informações e sintomas. A musicoterapia trabalha para desenvolver a capacidade de "escuta", de contato inter e intrapessoal e de ampliação da comunicação não-verbal, iniciando pelo canal de comunicação mais disponível e abrindo novos canais. Ela equilibra o grau de autoestima, modifica ou mantém a autoimagem positiva, leva à conscientização de limites (direitos e deveres), a vivenciar níveis de liderança e a sentimentos como aceitação, confiança, apreço, autenticidade e honestidade, além de trabalhar a exteriorização dos sentimentos e a motivação.
Portal Lado a Lado pela Vida - Quais doenças podem ser tratadas com a musicoterapia?
Principalmente aquelas cujos sintomas estão relacionados a problemas comunicativos, como distúrbios de linguagem, relacionamentos, aprendizagem, sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Alzheimer, Parkinson, autismo, psicoses e deficiências intelectuais, sensoriais e motoras. Geralmente, os encaminhamentos vêm de neurologistas, psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros ou fonoaudiólogos.
Portal Lado a Lado pela Vida - Quais são as propriedades terapêuticas da música?
O papel da música em musicoterapia distingue-se da visão de outros profissionais
...