A obra de arte como um produto a ser vendido
Por: lilirhianny • 16/4/2021 • Ensaio • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 156 Visualizações
A obra de arte como um produto a ser vendido
Palavras-chave: arte; reprodução em massa; comunicação; produto.
O presente trabalho emprega o texto “A obra de arte na era de sua
reprodutibilidade técnica” de Walter Benjamin, juntamente com as ideias de
Adorno e Horkheimer sobre Indústria Cultural. Também conta com o auxílio do
documentário “Saída pela loja de presentes” por Banksy, utilizados para
desenvolver um sucinto e teórico ensaio que expõe pontos de vista
relacionados às ideias de Benjamin sobre a aura da obra de arte, bem como
faz uma abordagem sobre a reprodutibilidade técnica e a arte como um
produto.
1. Introdução
“Estudar e pesquisar as transformações da sociedade moderna a partir dos meios de
comunicação de massa se constitui em fator essencial para diversos campos e/ou ciências.”
(SILVA DA COSTA e col. 2003, p.3) A base desse pensamento se fundamenta na ideia da
modernidade e sua constante evolução e mudança, levando a pensar que seu estudo será algo
recorrente com o passar dos anos, visto que a sociedade age como um único ser, que tem
suas partes e depende delas para sua funcionalidade e crescimento. Exatamente como
acontece na pesquisa dos meios de comunicação, onde a cada dia surge algo novo.
Com base nessas mudanças, a indústria cultural, utilizando meios como o cinema, rádio e
televisão, busca criar padrões e a arte acaba perdendo seu fator de originalidade, as obras
acabam se tornando produtos em um mercado de massas, o que só foi possível com a
reprodutibilidade técnica e a publicidade.
Diante disso, apresenta-se uma ínfima exposição de pontos de vista, relacionando os textos
que serviram de base com uma comparação com atuais questões que tanto circulam pelas
mídias e meios sociais.
2. A reprodutibilidade técnica de Benjamin
A ideia de se reproduzir uma obra está na nossa sociedade há muito tempo. Algo que
inicialmente era reproduzido de forma manual e em pequenas quantidades, acabou sofrendo
uma grande mudança com a industrialização. Isso só aconteceu por conta dos avanços
tecnológicos. Com a litografia surgindo no século XIX, tornou-se possível a reprodução de
peças gráficas, permitindo assim que novas técnicas fossem adicionadas aos veículos de
comunicação em massa, como por exemplo, o jornal ilustrado.
As técnicas de reprodução continuaram a avançar, trazendo novas possibilidades e
consequentemente, chegando ao campo das artes. Walter Benjamin, filósofo frankfurtiano, em
seu trabalho “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, traz uma abordagem
sobre as mudanças ocorridas na arte causadas pela sua reprodução.
“Em sua essência, a obra de arte sempre foi reprodutível. O que os homens faziam, sempre
podia ser imitado por outros homens.” (BENJAMIN, 1987, p.166) Mas com a reprodução em
larga escala, as obras de arte passaram a perder sua existência única, que Benjamin definiu
como a “aura”. Sendo essa algo intrínseco à obra original, que está ligado à sua história, seu
contexto e sua tradição. Essa unicidade da obra de arte faz com que ela possua um valor de
culto maior, assim, a partir do momento que uma obra passa a ser reproduzida em larga
escala, esse valor de culto é perdido e a obra passa agora a possuir um valor exposição, que
está diretamente ligado ao fato da obra alcançar um número maior de pessoas.
Porém, por volta da segunda metade do século XIX, nasce a Indústria Cultural. A
indústria passa a fazer uso dos elementos culturais, para assim gerar mercadorias que possam
ser vendidas, consequentemente gerando lucro no processo, trazendo assim a ideia da
massificação cultural.
3. O papel da publicidade no valor das obras
“A cultura na visão de Adorno é uma mercadoria paradoxal. Ela está tão completamente
submetida à lei de troca que não é mais trocada. Ela se confunde tão cegamente com o uso
que não se pode mais usá-la.” (SILVA DA COSTA e col. 2003, p.3) A publicidade passa a
possuir um papel importante nesse processo, o público em determinado momento vai acabar
perdendo o interesse na mesma peça e o lucro passa a ser ameaçado. Ela agora tem que
formular meios de criar uma necessidade, que só aquele produto possa vir a satisfazer.
Surgindo uma publicidade criativa, que passa a dar um significado às peças que estão sendo
produzidas.
E com todas essas mudanças as obras vão perdendo seu valor como arte e passam a possuir
um valor como produto e o valor agregado a esse produto, pode alcançar patamares mais
elevados, atraindo o interesse do mercado
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