ANÁLISE DA OBRA Um Bar no Folies-Bergère, de Édouard Manet
Por: murilozero • 9/1/2016 • Trabalho acadêmico • 864 Palavras (4 Páginas) • 956 Visualizações
MURILO PENA RABELO DE CASTRO
ANÁLISE DA OBRA
Um Bar no Folies-Bergère, de Édouard Manet
Trabalho apresentado à disciplina História da arte- III Curso Artes Visuais. como parte dos créditos avaliativos do Primeiro semestre de 2014. Turma: 3 período.
Professor: Samuel de Jesus
Goiânia
Universidade Federal de Goiás
2014
1- Introdução
1- Introdução
2- Argumentação
3- Descrição da Obra
4- Análise
5- Conclusão
6- Bibliografia
Trabalho: analise da obra: Édouard Manet (1832-83), Um Bar no Folies-Bergère, 1881-82. Oleo sobre tela, 96 x 130 cm, Galeria do instituo Courtauld de Arte, Londres.
O objetivo desse trabalho e descrever de forma precisa toda obra, de materiais e técnicas empregada, e responder trés perguntas: Porque? Para quem? Por quem?
____________________________________
2- Argumentação
Nas ultimas décadas do seculo XIX ocorreram grandes mudanças no mundo artístico, a frança se dividia em dois: de um lado os artistas revolucionários com uma produção inovadora, cujo trabalho não era aceito pelo juri dos Salões, e de outro os artistas convencionais, falhos de originalidade, que participavam das exposições oficiais.
Edouard Manet foi um dos mentores do Impressionismo, mesmo ele não se considerando um impressionista. Tomando uma posição firme contra as restrições e convenções dos salões franceses, durante todo tempo em que trabalhou foi excluído do salão, quase foi marcado como herege, foi apenas no final de sua vida que tornou-se aceito. Manet participou do salão de 1882, Com seu ultimo trabalho: Um Bar no Folies-Bergère, 1881-82. Fazendo muito sucesso.
3- Descrição da Obra
Forma de um retângulo, de tamanho médio, óleo sobre tela. Áreas de cores: Vermelho, Laranja, Azul Prússia, Cinza, Amarelado, verde, azul e Beje acinzentado.(Todas as cores em tons pasteis).
A obra retrata uma cena no Cafe Folies-bergere, tem como seu personagem principal: Suzon, uma jovem Garçonete atrás do balcão, uma grande clientela e refletida no espelho. Embora o famoso Folies-bergere fosse mais que apenas um café, trazendo o assunto da obra: 'burguesia', colocando o espectador como o membro da classe media alta, procurando algo que as garçonetes ofereciam a alguns Clientes especiais, como favores sexuais.
Composição: Espelho, Garrafas variadas, Frutas, Flores, Artista de circo, uma multidão no espelho e, um homem vestido com casaca e cartola.
com poucos paralaxes, bastante poluído, sem pontos de fuga, dificultando o entendimento.
Pinceladas: dramáticas e irregulares.
Não possui perspetiva realística, constando alguns erros, como mostrado no estudo da mesma na figura abaixo.
4- Análise
Um Bar no Folies-Bergère está no epicentro do impressionismo, quebrando regras
...