AS CORES
Por: AndreiaMariaRod • 18/2/2018 • Trabalho acadêmico • 1.667 Palavras (7 Páginas) • 311 Visualizações
1ª Sequência
CASA CRECHE:TARSILA DO AMARAL UNIDADE 2
Tema: AS CORES
Segmentos: Educação Infantil - MII ( 3 anos a 3 anos e 11 meses)
Sala: Maternal II;
Duração: Inderterminado;
Eduacadora: Andreia.
Objetivos:
Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las. A cor também é importante para que possamos expressar nossas idéias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro). É um elemento que tem significados diferentes para diferentes culturas e sua análise possibilita conhecer mais sobre suas possibilidades.
Habilidades:
A-2 Respeitar e utilizar regras de convivência e desenvolver autonomia no dia a dia;
C-3 Conhecer e explorar algumas propriedades de objetos e elementos, bem como suas reações de causa e efeito.
D-1 Conceituar e comparar semelhanças , diferenças e propriedades dos objetos e pessoas;
D-3 Desenvolver a capacidade de percepção das relações entre tempo e espaço e seu uso.
Contéudos:
- Cadeiras;
- Mesas;
- Chão;
Materiais necessários:
- Guache;
- Cola colorida;
- Papéis diversos;
- Cola;
- Pincéis;
- Giz de Cera;
- Lápis de cor;
- Gliter;
- Esponja;
- Algodão;
- Cotonetes;
- Prendedor de roupas;
- Gravetos de árvore;
- Terra;
- Jornal;
- Papel Kraft;
- Cartolina;
- Papel cartão;
- Conta gotas;
- Canudo;
Desenvolvimento:
Através de atividades lúdicas vamos identificar e nomear cores e formas, utlizando diversos materiais, ampliando suas possibilidades de expressão,produzindo trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
Interessando pelas sua produções, e de seus amigos, priveligiando diferentes linguagens expressivas como as do desenho, da modelagem, da pintura.
Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de reprodução e criação.
Etapas:
1ª etapa: Cores primárias.
A intenção desta aula é apresentar para as crianças, as cores primárias.Mostrando as cores primárias e explicando o porquê elas são chamadas desta forma.
Explicando que o amrelo, o vermelho e azul são chamadas de cores primárias, porque são com elas que formamos outras cores.
Em seguida farão a mistura das seguintes cores ( amarelo + vermelho= laranja).
2ª etapa: Cores primárias.
A origem das cores, aprensentando para as crianças, as cores primárias.Mostrando as cores primárias e explicando o porquê elas são chamadas desta forma.
Explicando que o amarelo, o vermelho e azul são chamadas de cores primárias, porque são com elas que formamos outras cores.
Em seguida farão a mistura das seguintes cores ( azul + amarelo = verde).
3ª etapa: Cores primárias.
A intenção desta aula é apresentar para as crianças, as cores primárias.Mostrando as cores primárias e explicando o porquê elas são chamadas desta forma.
Explicando que o amrelo, o vermelho e azul são chamadas de cores primárias, porque são com elas que formamos outras cores.
Em seguida farão a mistura das seguintes cores ( vermelho + azul = roxo).
4ª etapa: Arte com giz de cera - apontado e raspado).
Propriciar momentos de descoberta, numa roda de conversa sobre a arte e de que forma ela acontece e logo após começarão a atividade, primeiramente apontar e raspar o giz de cera, e em folhas de sulfite as crianças com a ponta do dedo indicador, vão esfregando estes farelo do giz apontado na folha e terão como resultado várias cores misturadas, umas mais fortes e outras mais fracas, pois necessitarão de força nos dedos.
5ª etapa: Técnica de pintura com terra e cola.
Apresentar com um material não convencional uma diferente maneira de se fazer tinta, pegar um pouco de terra perto da jabuticabeira, e misturar com cola e um pouquinho de água, e com píncel vão pintando em folha de sulfite, de forma livre as crianças vão descobrindo novos efeitos, umas misturas vão ficar mais clara e outras mais escuras. devido a quantidade de terra e cola que foram misturados.
6ª etapa: Técnica de pintura com creme dental branco com anilina ou corante comestível.
Explorar a criatividade usando material de higiene para fazer arte, colocar porções de creme dental em um prato, e em cima despejar gotas da anilina ou corante diluído com um pouquinho de água, esta técnica será pintada com os dedos, a criança poderá observar as cores que formaram, texturas e aroma.
7ª etapa: Técnica de pintura com esponja de louças.
Apresentar nova técnica de pintura substituindo o píncel pela esponja, explicando para as crianças a técnica de pintura usando uma esponja. Mostramos as possibilidades de criações feitas com este material. Cada maneira de usar a espuma cria um efeito diferente, por exemplo: dando breves batidinhas de tinta com a esponja no papel, arrastando a esponja com tinha e até criando uma textura diferente usando uma quantidade de tinha maior. Entregar para cada criança um pedaço de esponja, tinta guache de diferentes cores e uma folha de sulfite mais grossa e deixar que a criantividade por conta das crianças.
8ª etapa: Carimbo da garrafa pet ( usando o fundo).
Apresentar com um material não convencional uma diferente maneira de pintura, cada criança receberá um pedaço de cartolina , um prato com tintas diversas e uma garrafa pet, irão carimbar esta cartolina.
9ª etapa: Pintura impressa.
Apresentar nova técnica de pintura, passar tinta sobre o tampão da mesa, e entregar a cada uma folha de sulfite, e cada um vão colocar esta folha sobre a tinta e pressionar a mão sobre o papel e depois reitrar e observar o resultado, perceberão que a pintura da mesa passou para o papel de forma invertida.
...