AS TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Por: rodirgo.sch • 16/11/2017 • Resenha • 646 Palavras (3 Páginas) • 244 Visualizações
[pic 1]
UFMA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO/CAMPUS BALSAS
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA – BICT
DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL
TURMA: 04
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO IV
TÉCNICAS DE SEPARACÃO DE MISTURAS
ALUNO: RODRIGO SCHARDONG
BALSAS - 2017
ALUNO: RODRIGO SCHARDONG
RELATÓRIO DE EXPERIMENTO IV
TÉCNICAS DE SEPARACAO DE MISTURAS
Relatório submetido à disciplina de Química Experimental como parte dos requisitos para obtenção da nota das respectivas avaliações.
BALSAS - 2017
SUMÁRIO:
- INTRODUÇÃO......................................................................................................... 04
- OBJETIVOS.............................................................................................................. 05
- PARTE EXPERIMENTAL.....................................................................................
- RESULTADOS E DISCUSSOES............................................................................. 12
- CONCLUSÃO........................................................................................................... 13
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................... 14
- INTRODUÇÃO
Segundo o relatório do experimento IV: “Por definição, mistura é a associação de duas ou mais substancias diferentes, cujas estruturas permanecem inalteradas [...] não ocorre reação química entre elas. A mistura pode ser do tipo homogênea ou heterogênea. A mistura homogênea é formada por uma fase, apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os pontos. Já a heterogênea é formada por mais de uma fase. ”
- FILTRAÇÃO
“É um processo de separação entre um sólido e um líquido e consiste em fazer passar a mistura por uma parede ou superfície porosa de modo que o sólido fique retido. [...] Um tipo de separação de misturas que utiliza a filtração é conhecido como dissolução fracionada. Neste caso trata-se a mistura com um solvente que dissolva apenas um dos componentes e depois usa-se o processo de filtração. ”
- DECANTAÇÃO
“É um processo em que a mistura é deixada em repouso por certo tempo, até que as partículas de sólido se depositem. [...] Baseia-se no uso da diferença de solubilidade e de densidade e é usada para separar líquidos diferentes e imiscíveis. ”
- CENTRIFUGAÇÃO
“É um processo que consiste em acelerar a decantação pelo uso de centrifugadores. [...] Devido ao movimento de rotação, as partículas de maior densidade, por inércia, são arremessadas para o fundo do tubo. ”
- DESTILAÇÃO
“Se baseia na combinação sucessiva dos processos de vaporização e de condensação. Os principais tipos de destilação são: destilação simples e destilação fracionada. ”
- OBJETIVOS
Aprender a separar misturas homogêneas e heterogêneas utilizando diferentes técnicas de separação em laboratório.
...