ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE
Por: rarduini • 10/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.869 Palavras (8 Páginas) • 397 Visualizações
ATIVIDADE FÍSICA E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE
RESUMO
Nas últimas décadas a inatividade física tem contribuído para o aumento do sedentarismo e seus malefícios associados à saúde e ao bem estar das pessoas.
Tudo isso, é conseqüência de um novo padrão de vida da sociedade moderna que com as mudanças de hábitos resultaram num ambiente propicio para a inatividade física e juntamente com alimentação excessiva e errônea para um estilo de vida incorreto.
Este artigo trata-se de uma revisão de atitudes , cujo objetivo foi apresentar os principais benefícios da prática da atividade física para á saúde.
Percebe-se, por meio deste estudo, que a prática de atividade física é de suma importância para uma melhor qualidade de vida, e que os benefícios que a atividade física proporciona são inúmeros.
Palavras-chave: atividade física e melhor qualidade de vida.
- INTRODUÇÃO
Nas ultimas décadas a inatividade física tem contribuído para o aumento do sedentarismo, problemas de saúde e seus malefícios as pessoas.
As atividades físicas, sem dúvida alguma proporcionam uma alta qualidade de vida. Praticar exercícios regularmente ajuda a manter uma boa saúde mental e corporal, em qualquer idade.
Mas, infelizmente essa não é a realidade que estamos vivendo ao mesmo tempo em que existem pessoas preocupadíssimas com a alimentação e com o corpo, existem outras que se entregam cada vez mais ao sedentarismo. Pesquisas afirmam que mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas, não praticam exercícios regulamente. É possível observar um grande índice de aumento do sedentarismo, e consequentemente da obesidade, que está diretamente ligado ao estilo da vida moderna. Hoje os exercícios estão cada vez mais reduzidos, por conta da tecnologia que substitui práticas que antes dependiam do nosso esforço, e também pelo tempo, que é cada vez mais acelerado e escasso, as refeições precisam ser mais rápidas, e o tempo para as atividades físicas é substituído pela televisão, computador, videogame etc.
Desde o seu surgimento, o homem já foi condicionado a diversas práticas físicas e sempre foi ativo. Antigamente tudo o levava a se exercitar com grande freqüência, andava muito de um lugar ao outro, não tinha a ajuda dos transportes, o trabalho era braçal, tudo era fruto do esforço. Com o passar do tempo, e principalmente com a Revolução Industrial, a troca do campo pela cidade e o surgimento de máquinas e transportes, passaram a favorecer a diminuição dessas atividades, que estão cada vez mais reduzidas.
No Brasil, esse modo de vida acelerado e sedentário, é responsável por, em média, 54% do risco de morte por infarto, e 50% do risco de morte por derrame cerebral, duas das principais causas de morte no país.
METODOLOGIA
O presente estudo foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica, de
caráter exploratório e descritivo, baseado em dados presentes em artigos científicos registrados no Google Acadêmico, pesquisas registradas nas bases de dados do SCIELO, BVS, e não esgotando as buscas, ainda se pesquisou em revistas digitais como Efdeportes.com,Revista Brasileira de Educação Física e Esporte,Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento, entre outras fontes.
AS CONSEQUÊNCIAS DA INATIVIDADE FÍSICA
A falta de exercício pode contribuir para:
- Problemas cardíacos
- Asma
- Múltiplas incapacidades
- Angina de peito
A incapacidade poderá causar algumas complicações como:
- Trombose venosa profunda
- Edemas
- Constipação
- Depressão e ansiedade
- Dependência
- Quedas e lesões
- Má circulação
Os dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a inatividade física já é o 4° fator de risco de mortalidade no mundo, somente está superada pela hipertensão (13%), consumo de tabaco (9%) e o excesso de glicose no sangue-Note que o primeiro e terceiro casos são prevenidos pela rotina de atividades físicas.
Se estima que a inatividade física seja a causa principal de entre 21 a 25% dos casos de câncer de mama e e cólon, 27% dos casos de diabetes, e de aproximadamente 30% das cardiopatias isquêmicas.
O alcance do problema se observa no diagnóstico cada vez mais freqüente em crianças com doenças que, até pouco tempo, se encontrava apenas em adultos. É o caso de patologias como a diabete tipo II, a pressão arterial alta ou níveis de triglicérides e colesterol HDL baixo. Os estudos estimam que em torno de 5% dos alunos do ensino fundamental está afetada por síndrome metabólica, essa porcentagem se eleva de 12% a 20% em casos de crianças que padecem de sobrepeso.
Fonte: CDM Sport
Por isso valorize sua vida. Procure fazer alguma atividade física.
O BENEFÍCIO DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE
O exercício físico pode prevenir:
- Osteoporose
- Diabetes
- Hipertensão
- Enfarte
O exercício físico melhora:
- Capacidade de se cuidar
- Auto-estima
- Capacidade funcional
- Postura
- Imunidade ás infecções
- Padrões do sono
- Recuperação de doença e cirurgias
- Desempenho fisiológico
O exercício Físico reduz:
- Dor
- Obesidade
- Fadiga
- Incontinência
- Necessidade de alguns medicamentos
- solidão
As atividades físicas são benéficas para todo o organismo, a começar pela importantíssima função de fortalecer os ossos, articulações e músculos, proporcionando mais resistência, flexibilidade, equilíbrio corporal, agilidade, e principalmente, um bom condicionamento físico, melhorando as condições de funcionamento do sistema cardiorespiratórios
A qualidade de vida é muito maior quando se tem o hábito de praticar exercícios, pois aumenta a disposição, a facilidade para certas coisas, melhora o sono, a alimentação, o humor, o aspecto da pele, ajuda na superação de limites, na vida sexual, entre outros milhares de benefícios.
Outro fator muito importante é o controle ou a perda de peso e a redução da gordura corporal através dos exercícios. Pessoas com o peso inadequado, e com um alto índice de gordura possuem grandes riscos de contraírem graves doenças, principalmente as cardiovasculares. Quem possui hábitos corretos e uma rotina de atividades físicas diminui cerca de 40% do risco de problemas no coração, pois ele trabalha de forma muito mais eficaz e segura. Proporcionam também a redução da pressão arterial, do colesterol, e melhora a diabetes. Alguns problemas respiratórios também podem ser resolvidos com a prática de atividades físicas, pois ajudam a fortalecer os pulmões, fornece mais energia, fôlego, oxigênio e nutrientes aos tecidos.
...