Analise De Intervalos Musicais
Pesquisas Acadêmicas: Analise De Intervalos Musicais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dubettoni • 8/3/2015 • 462 Palavras (2 Páginas) • 389 Visualizações
1) Qual sua conceituação de estética?
É um estudo abrangente, que visa discutir mais profundamente os conceitos de beleza e feiura, para se chegar a uma visão artística mais apurada, e sem muitos preconceitos e paradigmas.
Por tanto, um estudo filosófico que reúne os fenômenos sociais, políticos e históricos para uma reflexão mais crítica e sistemática da produção artística e sua repercussão.
2) O que você entende por arte?
Um meio de comunicação mais profundo e particular, onde o artista tenta expressar seus sentimentos, ou demonstrar através de sua arte, uma maneira peculiar a qual enxerga a vida e a transforma de acordo com sua realidade.
A arte não fica presa apenas às obras mais conhecidas, como um quadro, uma música, ela pode e deve ser usada em nosso cotidiano, visando melhorar a convivência do dia a dia, ou servir a comunidade com ideias e objetos que tragam uma transformação direta ou indireta em nosso pensamento e ação.
Como apreciador, observador, e artista, reparo que interajo com a arte e incorporo minhas ideias e conceitos, em uma transformação diária e contínua na busca de mim mesmo.
3) É possível um diálogo entre a disciplina de estética e a prática do educador musical?
Sem dúvida, pois muitas vezes o que fazemos, é apenas criticar e rejeitar aquilo que consideramos fora do nosso alcance estético, sem ao menos refletir os entornos, e os motivos que levam a arte a enveredar por tais caminhos.
Sendo assim, se cria um preconceito e um não entendimento da arte expressada por outras pessoas que estejam ao nosso lado, ou mesmo, ter argumentos para discutir com um aluno, por exemplo, o motivo do funk do Rio de Janeiro ser usado para explorar a sexualidade feminina, das letras que tratam das mazelas sociais, da imagem que a pessoa constrói da posição que ocupa na sua formação social, tudo isso pode ser discutido e entendido de uma maneira mais crítica, para assim poder construir um gosto mais apurado da arte, e com isso, ter um papel mais transformador na vida do aluno. Como afirma (PERISSÉ, 2009:36) “a arte educa na medida em que, atraindo nossa visão, encantando nossa audição, agindo sobre nossa imaginação, dialoga com a nossa consciência”.
4) De que maneira você acredita que as reflexões estéticas apresentadas neste primeiro ciclo de aprendizagem podem contribuir para sua formação?
Tornando-me uma pessoa mais esclarecida e com uma visão mais profunda da arte e suas nuances. Procurando entender os motivos que me levam a gostar ou desgostar de certas manifestações artísticas. E assim poder transmitir com propriedade todo o sentimento benéfico que a boa arte pode trazer para as pessoas que estiverem ao meu redor.
Poder capacitar os alunos a pensar sobre arte, e seu papel frente a sua obra de arte e produção artística, através de um pensamento crítico e não um pensamento em massa.
...