Anita Mafaldi
Por: 997990k • 6/5/2015 • Resenha • 595 Palavras (3 Páginas) • 395 Visualizações
ANITA CATARINA MALFATTI
Nasceu em São Paulo no dia 2 de dezembro de 1889. Morreu em 6 de novembro de 1964 com 74 anos. Filha de engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Betty Krug. Segunda filha do casal, nasceu com atrofia no braço e na mão direita. Aos três anos de idade foi levada pelos pais a Lucca, na Itália, na esperança de corrigir o defeito congênito. Os resultados do tratamento médico não foram animadores e Anita teve que carregar esta deficiência pelo resto de sua vida.
Voltando ao Brasil, teve a sua disposição Miss Browne, uma governanta inglesa que a ajudou no desenvolvimento do uso da mão esquerda e no aprendizado da arte e da escrita. Nesse meio tempo faleceu seu pai Samuele Malfatti, esteio moral e financeiro da família. Sem recursos para o sustento dos filhos, Dona Betty passa a dar aulas de idiomas e também de seu desenho e pintura. Chegou a submeter-se á orientação do pintor Carlo de Servi para com mais segurança ensinar suas disciplinas.
Anita acompanhava as aulas e nelas tomava parte. Foi portanto sua própria mãe quem lhe ensinou os rudimentos das artes plásticas. Anita pretendia estudar em París, mas sem a ajuda do pai parecia impossível, tendo em vista que sua avó vivia entrevada numa cama e sua mãe passava o dia dando aulas de pinturas e de idiomas. Com algumas amigas, as irmãs Shalders, Anita resolveu acompanha-las á Alemanha e seu tio padrinho resolveu financiar sua viagem, o engenheiro Jorge Krug.
Anita e as Shalders chegaram em Brlim em 1910, ano marcante na história da Arte Moderna alemã. As coisas aconteceram tão depressa que tudo que parecia um sonho, tudo era diferente no Brasil. “Comprei incontinente uma porção de tintas, e a festa começou”.
Pintora Modernista e Expressionista, se deixou levar pela extravagância de Picasso e companhia a chamada Arte Moderna. Na semana de 1922 Anita participou dela com 22 trabalhos. Anita voltou ao Brasil em 1916 e incentivada por Di Cavalcante resolveu expor suas obras, no centro de São Paulo, Na Rua Libero Badaró. Expôs 53 obras, entre elas: A Boba, O Homem Amarelo, A Ventania, Mulher de Cabelos Verdes, A Estudante. As cores eram exageradas, as pinceladas grotescas, e formas distorcidas.
Anita sempre foi por natureza uma pintora expressionista. Ela tinha uma deformação congênita na mão direita, e vivia escondendo-a com um lenço, mas isso nunca a impediu de pintar. Sua exposição causou uma grande polêmica na cidade, pois as pessoas estavam acostumadas a ver pinturas acadêmicas, e Monteiro Lobato, autor do sitio doo Pica Pau Amarelo, fez uma grande crítica a seu trabalho, mas outros gostaram muito, pois suas pinturas expressionistas retratavam as inquietações do ser humano.
Com a semana da Arte Moderna, Anita participou da exposição. Ela morreu em 6 de novembro de 1964, aos 75 anos, em São Paulo, deixando viva suas ideias, com coragem de enfrentar o novo, as pessoas e os conceitos. Era um exemplo de força.
QUESTÕES
- Quando e onde nasceu Anita Catarina Malfatti?
- Quem foram seus pais?
- Quais foram suas principais obras?
- Fora do Brasil como foi sua vida?
- O que ela transmitia através de suas obras?
- Participou da Semana da Arte Moderna? Como foi?
- O seu nascimento causou grande impacto? O que aconteceu?
...